Prefeito nomeia 108 CCs e supera gestão passada

Teutônia

Prefeito nomeia 108 CCs e supera gestão passada

Na campanha, Brönstrup prometeu reduzir cargos

Prefeito nomeia 108 CCs e supera gestão passada
Teutônia
oktober-2024

Relatório da administração municipal evidencia um primeiro trimestre com mais servidores em cargos comissionados (CCs) em relação as duas últimas gestões. A vereadora Aline Röhrig Kohl (PP) solicitou as informações. Os dados foram divulgados uma semana depois do prazo máximo para resposta, de 15 dias. O documento foi apresentado na sessão da câmara de vereadores, na semana passada.

Durante a campanha eleitoral, o prefeito Jonatan Brönstrup garantiu ocupar 70% dos 130 CCs e funções gratificadas. Ao fim do primeiro mês de governo, manteve 96 servidores, dois a mais se comparado ao ano passado. Hoje registra 108 funcionários. O diagnóstico aponta mais CCs na Secretaria de Obras, Gabinete, Indústria Comércio e Turismo, Planejamento e Juventude, Cultura, Esporte e Lazer.

Departamentos em destaque no plano de governo, como Saúde e Educação, tiveram redução no número de servidores. O Executivo atribui as mudanças ao acréscimo de serviços ofertados à comunidade. Projetos como Gestão da Saúde Plena, Balcão do Empreendedor, Central de Vagas para Educação Infantil, Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf), Projeto Semear, Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas), Escritório de Gestão e Central de Conselhos Municipais.

Outra estratégia para economizar foi aglutinar secretarias. O anúncio de novembro elencou sete responsáveis. Brönstrup e o vice, Valdir do Amaral, acumulariam a Saúde e Obras, Viação e Transportes, respectivamente. Em março, foram apresentadas as primeiras mudanças. Amaral se afastou do departamento e passou a responsabilidade para Marcelo José Walter. O prefeito transferiu a gestão da Saúde para Alexandre Peters. Com isso, ele passa a assinar pela Indústria, Comércio, Serviços, Turismo, Chefia de Gabinete e Saúde.

Brönstrup busca equilíbrio

Ao assumir o Executivo, Brönstrup apresentou a economia como uma das metas. Em paralelo, assumiu compromisso de manter os serviços básicos e qualificar setores considerados importantes para o desenvolvimento do município. A Secretaria de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo serve de exemplo e recebeu acréscimo de profissionais.

O Departamento de Obras, Viação e Transportes foi ampliado para atender a demanda nas propriedades rurais e organização da malha viária. Em novembro, quando apresentou a equipe de governo, o gestor ressaltou que faria as mudanças necessárias para garantir a infraestrutura almejada para a comunidade. “Teremos a humildade de corrigir”, frisou na época.

Acompanhe
nossas
redes sociais