Municípios ampliam imunização e  ofertam vacinas a todos os grupos

Vale do Taquari

Municípios ampliam imunização e ofertam vacinas a todos os grupos

Em Lajeado e Teutônia, aplicação começou nessa segunda-feira

Municípios ampliam imunização e  ofertam vacinas a todos os grupos
Vale do Taquari

Parte dos municípios da região segue orientação da Coordenadoria Regional de Saúde. Pela norma, a primeira semana seria dedicada para imunização dos profissionais de saúde. Lajeado e Teutônia adotaram outra organização e vacinam todos os grupos prioritários.

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica e Imunização de Teutônia, a enfermeira Sirlene König, os profissionais da saúde são vacinados até o fim desta semana.

Pessoas pertencentes aos demais grupos de risco que procuram a vacina estão sendo imunizadas. “Não podemos dizer para essas pessoas irem embora e voltarem na próxima semana. Elas estão procurando o serviço e devem ser imunizadas.”

O município recebeu até agora 1,8 mil doses. Deve receber cerca de 7,2 mil para atender os grupos de risco.

Em Lajeado, a vacinação também é ofertada para integrantes dos grupos de risco. De acordo com a enfermeira da Central de Vacinas, Tais Ariane Fluck, o município recebeu doses suficientes para vacinar os profissionais de saúde e estender para a demanda prioritária.

A Unidade Central ampliou o horário de atendimento e oferta o serviço até as 19h. Em relação ao ano passado, a procura pela vacina é baixa. “Até agora não teve formação de filas e o movimento está calmo”, comenta um funcionário.

Conforme Tais, nessa segunda-feira, os profissionais do Hospital Bruno Born (HBB) e da rede municipal foram vacinados. Segundo ela, das quatro mil doses recebidas, mil são direcionadas ao HBB.

Em Arroio do Meio, Estrela e Encantado, nesta semana, apenas profissionais da saúde recebem a vacina. Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica e Imunização da 16ª CRS, Erika Ribeiro, a Coordenação Regional de Imunizações da 16ª CRS, em reunião com os 37 municípios da área de abrangência, decidiu padronizar as ações, para evitar possíveis dúvidas. Apesar disso, a organização ficaria a critério de cada município.

Campanha segue até 25 de maio

A campanha de vacinação iniciou na segunda-feira, 10, e encerra no dia 25 de maio. A região espera imunizar 90% do público-alvo contra a gripe A. Ao todo, 35 mil doses foram entregues aos 37 municípios. As demais serão enviadas nas próximas semanas.

Fazem parte do público-alvo da campanha, neste ano, indígenas, crianças de 6 meses até 5 anos, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, idosos (60 anos ou mais), doentes crônicos, professores da rede pública, presidiários e funcionários de presídios.

No ano passado, a região da 16ª CRS registrou 38 casos de contaminação pelo vírus Influenza A, com duas mortes. Em todo estado, foram 1,3 mil casos e 209 mortes.

Acompanhe
nossas
redes sociais