Desde 2015, presídio registra 24 fugas

Lajeado

Desde 2015, presídio registra 24 fugas

No sábado, cinco detentos tentaram escapar da penitenciária. Quatro foram recapturados

Desde 2015, presídio registra 24 fugas
Arquivo A Hora
Lajeado
oktober-2024

A direção do Presídio Estadual aguarda faz mais de um ano a entrega de nova cerca concertina. O pedido coincide com uma série de outras solicitações de melhorias encaminhadas ao governo do Estado. Sem reformas e com a estrutura cada vez mais precária, as fugas se tornam recorrentes. No sábado, cinco tentaram. Um conseguiu.

Os detentos aproveitaram o horário de visitas para tentar fugir. Por volta das 17h, com as lonas usadas para garantir sombra aos visitantes, eles encobriram a visão dos policiais que fazem a guarda externa. Após, os presos da galeria A escalaram o telhado da cozinha geral, passaram sobre o teto do albergue e pularam para o muro do presídio.

De acordo com o administrador da casa prisional, David Horn, quatro fugitivos foram recapturados em seguida. Do lado de fora, havia uma viatura da Polícia Civil (PC). Com auxílio da Brigada Militar e dos agentes da Susepe, os policiais frustraram a tentativa.

“Na verdade, pelo menos dez detentos tentaram fugir. Mas cinco acabaram desistindo antes de chegar até o muro que dá acesso à rua. Isso porque os policiais já estavam disparando com armas não letais”, afirma o diretor.

No entorno do presídio, os policiais também recolheram dois veículos que estavam nas proximidades para supostamente auxiliar na fuga. Era um Corolla e uma Meriva. Com os carros, três homens maiores de idade foram presos e um menor apreendido por suspeita de ajudar na fuga. Durante toda a segunda-feira, brigadianos seguiram com as buscas ao foragido.

O fugitivo é Marcelo Thiel, 36, preso pela última vez no dia 27 de fevereiro passado, durante abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Marques de Souza. O policiamento realizava ação de combate ao crime na rodovia, quando tentou abordar o condutor de um Jetta (Thiel), com placas de Canela. Ele não obedeceu a ordem de parada e iniciou a fuga. Na sequência, foi preso.

Durante a revista, os policiais verificaram que se tratava de um veículo de Caxias do Sul, roubado e clonado. Dentro do carro, foi encontrado um giroflex. Thiel estava acompanhado do pai e alegou usar o veículo para transportar eletrônicos do Paraguai. Conforme a ficha criminal, ele tem passagens por tráfico de drogas e receptação.

Situação precária

O administrador do presídio aguarda por recursos para fazer uma série de melhorias na segurança do local.

Além da instalação da cerca concertina, ele prevê a ampliação dos muros internos e externos. “A cerca está gasta, tanto em função das intempéries como pela sequência de fugas empreendidas, que resultam em danos na nossa infraestrutura”, reclama.

Sobre os muros, Horn prevê ampliá-los em mais de dois metros de altura.

Hoje, a parte interna tem 2,70 metros. O objetivo é chegar a cinco. “E aguardamos mais efetivo de agentes. Houve concurso público. Mas antes de agosto não teremos novidades.”

De acordo com publicação no Diário Oficial, o presídio masculino perdeu três agentes que foram removidas para a unidade feminina.

24 fugas em 28 meses

Desde janeiro de 2015, conforme dados da Susepe, o Presídio Estadual de Lajeado registrou 24 fugas. A superintendência não soube precisar – até o fechamento da edição – quantos desses foram recapturados. Só nos quatro primeiros meses de 2017, já foram pelo menos seis tentativas, com saldo de um foragido.

Em abril do ano passado, em uma das tentativas de fuga em massa – envolvendo sete presos –, um detento fraturou o joelho. Parte da tíbia atingiu o local. O vídeo dele mancando próximo às casas mortuárias, ao lado do presídio, foi bastante divulgado na época. “Ele dificilmente vai recuperar os movimentos da perna”, informa Horn.

Lesões como essa são comuns durante as fugas, explica o diretor. No sábado, por exemplo, um dos quatro fugitivos recapturados pelas equipes da PC, BM e agentes da Susepe quebrou os calcanhares após pular o muro.

Acompanhe
nossas
redes sociais