ANTT avalia prioridades de obras solicitadas pela região

Vale do Taquari

ANTT avalia prioridades de obras solicitadas pela região

Grupo de trabalho apresentou documento regional em Brasília

ANTT avalia prioridades de obras solicitadas pela região
Vale do Taquari

Melhorias na infraestrutura para a travessia urbana em Estrela e Lajeado foram apresentadas à ANTT. Além das previstas no edital, líderes dos municípios indicaram como prioridade  novas vias laterais, passarelas e acessos.

Em Estrela, integrantes do grupo de trabalho apontaram três obras. A prioritária é um túnel que liga o centro ao bairro Boa União. Segundo o secretário de Planejamento, Paulo Ricardo Fink, a proposta é antiga e foi apresentada ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em 2010.

Os cálculos serão feitos pela ANTT e o custo será apresentado na próxima reunião, no dia 19. Ainda não há garantias de que o túnel integre o edital.

A obra exige um investimento alto, mas Fink acredita que é viável. “Estamos falando de uma concessão de 30 anos. Se em 2010 o Dnit considerou a obra importante e possível de ser executada, acredito que os técnicos da ANTT também vão considerar essa possibilidade.”

Pela proposta original, o túnel ficaria localizado na interseção da rodovia com as ruas João Lino Braun e Cel. Brito, ligando o bairro Boa União ao centro.

O município solicitou alteração na interseção no km 354 próximo à Languiru. De acordo com Fink, o local tem grande fluxo de veículos pesados. Segundo ele, o acesso será o principal fator para desafogar o trânsito do futuro distrito industrial. “Precisamos buscar meios de tirar o fluxo de caminhões das áreas centrais da cidade, por isso, essa indicação é importante.”

Ruas laterais, entre o trevo de Estrela até o de Bom Retiro do Sul, foram solicitadas. Conforme Fink, mesmo após a duplicação, vários trechos não estão contemplados. “As ruas laterais têm grande relevância para o desenvolvimento econômico do município. A área tem grande potencialidade para instalação de empresas.”

[bloco 1]

Passarelas e acessos

O coordenador de Projetos Especiais de Lajeado, Izidoro Fornari Neto, esteve em Brasília, na reunião do grupo de trabalho, e apresentou novas sugestões de obras ao perímetro urbano.

A proposta prevê vias laterais desde o entroncamento do loteamento Lassen, ligando a rua Arnoldo Alfredo Scherer, até o trevo da RS-130.

O município solicitou uma interseção, com uma passagem inferior, entre a rodovia e a rua Arnoldo Alfredo Scherer para acesso ao Loteamento Lassen. Para melhorar o acesso ao bairro Conventos, o município solicitou uma passagem de nível, denominada como trombeta.

Também foi solicitada uma rua lateral em frente ao shopping, no acesso ao bairro Florestal, e um prolongamento da rua lateral que inicia no entroncamento da av. Alberto Müller até a entrada de Lajeado.

Uma passagem de nível inferior foi solicitada ao acesso dos bairros Olarias,  Montanha e Santo André.

Duas passarelas foram indicadas para ficar em frente às balas Florestal e à Fruki, respectivamente. O pedido foi feito para oferecer mais segurança aos trabalhadores que passam pelo local todos os dias. Adequação ao acesso na ponte seca também foi apontada.

“Nosso argumento é muito forte. Estamos sugerindo investimento na travessia da área urbana. Se as sugestões não forem contempladas, vamos estar dividindo a cidade em duas partes que não conseguem se comunicar lado a lado.” Segundo Fornari, o argumento foi exposto aos técnicos da ANTT e ele acredita que as indicações farão parte do edital.

Acompanhe
nossas
redes sociais