Projeto instiga médicos a atenderem mais

Teutônia

Projeto instiga médicos a atenderem mais

Governo quer pagar 30% sobre hora trabalhada para cada consulta acima da meta

Projeto instiga médicos a atenderem mais
Teutônia

As reclamações sobre o sistema de saúde e a falta de fichas para consultas provocam mudanças. A Secretaria de Saúde elaborou projeto de incentivo aos médicos da rede municipal. A iniciativa foi aprovada pelos vereadores nessa quinta-feira. Com isso, os profissionais terão metas a cumprir e devem receber adicional por atendimentos extras.

O Prêmio de Produtividade Médica oferta 30% sobre o valor da hora para cada consulta excedente. Os médicos com 20 horas, 24 horas e 40 horas de trabalho devem garantir, respectivamente, o mínimo de 60, 72 e 120 atendimentos por semana. Cada consulta com ginecologista e obstetra conta como duas. A demanda de tempo para examinar é a justificativa apresentada.

Considerando o salário de um profissional contratado para 20 horas (R$ 7.340,28), será pago R$ 220,20 a mais por consulta extra. Hoje o município conta com clínicos-gerais, cinco ginecologistas/obstetras e cinco pediatras.

Promessa de qualificação

O governo anunciou em março que alguns postos terão horário de funcionamento até as 20h. A alternativa deve vigorar em Canabarro. Com a oferta de consultas à noite, espera reduzir o volume de atendimentos no Hospital Ouro Branco (HOB).

Mudança na gestão de saúde

No fim de março, o prefeito Jonatan Brönstrup transferiu a responsabilidade sobre a secretaria. Desde então, o chefe de gabinete e secretário de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, Alexandre Peters, acumula a função. A mudança ocorreu devido à necessidade de acompanhamento integral no setor.

A equipe de trabalho terá a coordenação da subsecretária Marlene Metz. Ela trabalhou na prefeitura por quatro anos, na gestão de Ricardo Brönstrup, de 2001 a 2004. Em 2008, foi secretária por seis meses, na administração de Silvério Luersen. Renato Airton Altmann manteve Marlene de 2009 até o fim do ano passado.

Acompanhe
nossas
redes sociais