Iniciativa coletiva recolhe embalagens de agrotóxicos

Santa Clara do Sul

Iniciativa coletiva recolhe embalagens de agrotóxicos

Com o objetivo de proporcionar um destino adequado a materiais que podem contaminar o ambiente e causar problemas à saúde, as secretarias de Meio Ambiente e Agricultura promovem a campanha de recolhimento de embalagens de agrotóxicos nos dias 24 e…

Vale do Taquari

Com o objetivo de proporcionar um destino adequado a materiais que podem contaminar o ambiente e causar problemas à saúde, as secretarias de Meio Ambiente e Agricultura promovem a campanha de recolhimento de embalagens de agrotóxicos nos dias 24 e 25.

Serão 32 pontos de coleta. O recolhimento será feito pelas empresas Associação Rural de Lajeado (Arla) e Tritec Equipamentos, sob a coordenação da Fundação Pró-Rio Taquari e acompanhamento da administração municipal.

É essencial que o produtor se atente ao processo da tríplice lavagem. O agricultor deve esvaziar todo o conteúdo no pulverizador, adicionar 1/4 de água ao recipiente, tampar bem, agitar por 30 segundos e despejar a água no tanque do pulverizador, repetindo o procedimento por três vezes.

Após a lavagem, o recipiente deve ser inutilizado (perfurar o fundo) e armazenado em local coberto até a coleta. Já as tampas das embalagens precisam ser retiradas e guardadas separadamente.

Conforme a bióloga Dalila Welter, o uso incorreto e o descarte inadequado dessas embalagens oferecem graves riscos ao ambiente e à saúde humana, causando contaminações no solo, na água e no ar. “Por isso, a importância da participação de todos os produtores, que assim estarão contribuindo para a qualidade de vida e a preservação do meio ambiente”. Mais informações pelo 3782-2250 ou ma@santaclaradosul.rs.gov.br.

Acompanhe
nossas
redes sociais