Comerciantes querem mais efetivo da BM

Estrela

Comerciantes querem mais efetivo da BM

Ofício é entregue ao governador

Comerciantes querem mais efetivo da BM
Estrela
oktober-2024

O governador José Ivo Sartori analisa o pedido do Legislativo de Estrela que solicita reposição de policiais e pagamento de mais horas extras. O ofício foi enviado nesta semana pelo vereador e presidente da câmara, Ernani de Castro (PMDB). Pedido atende solicitações de moradores e lojistas, principalmente da área central.

Na segunda-feira, o capitão da BM, Jorge Luiz Engster, participou de reunião com os parlamentares na sede do Legislativo. O crescente número de assaltos e furtos motivou o encontro. Segundo o vereador, muitos lojistas estão assustados e, diante disso, sugerem atender os clientes com as portas fechadas.

“Pedi apoio dos demais parlamentares para o ofício, e todos contribuíram. O crime está chegando muito forte na nossa região. São recorrentes os assaltos em mercados, principalmente. A sociedade cobra de nós”, afirma o vereador. Ele também enaltece o diálogo com a BM que, segundo o próprio parlamentar, sempre foi produtivo.

O ofício encaminhado ao governo foi uma sugestão do próprio capitão da BM. Para ele, o incremento de horas extras pode fazer com que o policiamento ostensivo se torne mais eficiente no município. Sobre o número de policiais, o vereador critica a política do Estado de levar servidores que atuam no Vale do Taquari para a Região Metropolitana.

De acordo com informações do 40º Batalhão da Polícia Militar, em Estrela, houve aumento no número de assaltos a residências, estabelecimentos comerciais e também contra pedestres. Essa crescente, segundo as autoridades, ocorreu entre os meses de fevereiro e março. Para os investigadores, muitos dos criminosos vieram de outras cidades só para praticarem os crimes.

Hoje, conforme a BM de Estrela, a corporação possui um déficit de 50% do efetivo necessário para a cidade. A esperança é o recente anúncio do governador de chamar mais 1,6 mil soldados até o mês de julho. O mesmo batalhão também atende as cidades de Colinas, Fazenda Vilanova, Imigrante, Bom Retiro do Sul, Paverama, Tabaí, Taquari, Poço das Antas, Teutônia e Westfália.

Câmeras de vigilância

No mês passado, o governo municipal anunciou a intenção de licitar um sistema de monitoramento por câmeras. A expectativa é fazer funcionar até o fim deste ano, contemplando pontos estratégicos da cidade. Entre esses, acessos e saídas do município junto a rodovias e os locais com maior incidência de crimes.

A BM auxilia desde 2015 na construção deste projeto. Pelo menos 20 pontos distintos devem receber as câmeras. O executivo ainda não divulgou a previsão de investimento. A ideia é usar os equipamentos em comodato. Assim, o município pagará pelo uso, e, ao final do contrato, os equipamentos devem ficar de posse da administração municipal.

Acompanhe
nossas
redes sociais