Furtos e roubos assustam moradores do São Cristóvão

Lajeado

Furtos e roubos assustam moradores do São Cristóvão

Maior incidência acontece na rua Fábio Britto de Azambuja

Furtos e roubos assustam moradores do São Cristóvão
Lajeado

Aumento da criminalidade no bairro São Cristóvão preocupa moradores. Os relatos de furtos e roubos, a pedestres e de carros, em pontos próximos ao Senai tem aumentado. Pessoas que passam pelo local reclamam da precariedade da iluminação pública e da falta de policiamento na região.

Parte desses crimes não faz parte das estatísticas da Brigada Militar. Um levantamento do mês de março mostra que os crimes ocorrem em toda cidade e poucos se concentram no bairro. Dos 16 furtos de veículo em Lajeado, nenhum ocorreu no São Cristóvão. Dos 17 furtos em veículo, dois foram registrados no bairro.

Durante todo mês, foram 26 roubos a pedestre, desses, pelo menos quatro na região. Há cerca de 20 dias, cinco amigos foram abordados por três jovens que levaram celulares e outros objetos pessoais. O estudante Matheus Pietro Alves, 17, foi uma das vítimas.

“Nós estávamos sentados em frente ao Centro Esportivo. Vimos três jovens passar de bicicleta. Logo depois, eles voltaram e pararam próximos de nós. Um deles veio conversar conosco e começou a pedir para passar nossos objetos pessoais.”

Os criminosos levaram correntes e celulares. Segundo Alves, os ladrões não mostraram armas. Os cinco amigos não reagiram e entregaram os pertences. Após o fato, as vítimas registraram ocorrência.

Segundo o comissário Paim, da Polícia Civil, na maioria das situações, os autores não são localizados por falta de informações. “Normalmente ninguém viu nada. Por isso, destaco a importância de qualquer pessoa que observar indivíduos ou movimentação estranha informar para a Polícia Civil.”

[bloco 1]

Prejuízo de R$ 3 mil

Um dos pontos com maior incidência de assaltos é a rua Fábio Brito de Azambuja, próxima a um mercado e ao Senai. Uma vítima que prefere não se identificar teve o veículo furtado no local.

No início de março, ela e a mãe foram fazer compras no mercado e estacionaram na rua lateral. Quando voltaram, dois homens anunciaram o assalto.

A vítima tentou reagir, mas os criminosos foram agressivos e ela entregou a chave, as compras e as bolsas. O carro foi recuperado uma semana depois. Ele foi localizado pela Brigada Militar de Estrela em um matagal.

As bolsas foram encontradas na rótula da BR-386 em Bom Retiro do Sul. Celulares, compras, estepes e ferramentas não foram recuperadas. O prejuízo total superou R$ 3 mil. O carro precisou de conserto na lataria.

Área não é a mais alarmante

De acordo com o comandante do 22º Batalhão, Luciano Johann, pelos índices registrados no mês de março, o órgão não percebe que o bairro São Cristóvão tenha o maior risco de furtos e roubos da cidade. “Esses fatos ocorrem de forma uniforme, sem a predominância de algum local específico.”

Segundo ele, a atuação da Brigada Militar é focada em todo o município. O efetivo está orientado a observar o perfil dos criminosos e realizar abordagens constantes.

Acompanhe
nossas
redes sociais