Arroio do Ouro reforça pedido por nova creche

Estrela

Arroio do Ouro reforça pedido por nova creche

Reunião com autoridades ocorre neste sábado

Arroio do Ouro reforça pedido por nova creche
Estrela
oktober-2024

Representantes de seis comunidades estarão reunidos em Arroio do Ouro neste sábado para pleitear uma Escola de Educação Infantil para a localidade. O encontro inicia às 11h na igreja católica. O prefeito Rafael Mallmann, o secretário de Educação Marcelo Mallmann e vereadores devem participar da atividade.

Segundo o vereador, Márcio Mallmann (PP), um dos principais articuladores que tem pleiteado o serviço, espera a presença de 400 pessoas. “Nessa reunião queremos mostrar que todos os segmentos, todas as comunidades têm interesse que o município traga uma creche ao município.”

O secretário Mallmann afirma que o município está empenhado para viabilizar a abertura da primeira Emei. Pelo menos 57 crianças de Linha Delfina frequentam escolas na área urbana de Estrela.

“Solicitamos ao Conselho Municipal de Educação (Comed) uma visita técnica à escola para verificar quais serão os ajustes necessários para o atendimento da Educação Infantil.” De acordo com ele, a visita ocorre dia 10 de abril.

A Escola de Arroio do Ouro foi desativada no fim do ano passado devido o baixo número de alunos matriculados. Hoje o local é usado para as atividades do programa Mais Educação – turno inverso – da Escola Municipal de Linha Delfina.

Conforme o secretário, a confirmação da abertura da escola depende da avaliação do Comed. Se o conselho aprovar a abertura de novas vagas, irá auxiliar na redução do déficit de vagas. Hoje a Educação Infantil tem uma lista de espera de quase 130 crianças.

Espaço aguardado

Segundo o vereador Márcio Mallmann, o local receberia crianças de seis comunidades lindeiras. Na avaliação dele, a criação de uma Emei beneficia diversas famílias. Elas não precisarão se deslocar da localidade até a sede do município para deixar os filhos na escola.

“Tem famílias que percorrem mais de 30km, para deixar o filho na escola na área urbana, voltar ao trabalho e, no fim do dia, buscá-lo.” Para ele a medida auxilia famílias que residem no interior e trabalham na cidade. “Eles poderiam manter a criança aqui e no fim do dia levá-la pra casa.”

Pela sugestão do parlamentar, as atividades de turno único que ocorrem nos espaço voltariam para a escola de Linha Delfina. “Antes as duas escolas competiam. Hoje o espaço está sendo reaproveitado. Acredito que a escola de Arroio do Ouro pode ser melhor usada com a implantação da educação infantil. Elas seriam escolas complementares.”

Acompanhe
nossas
redes sociais