Líderes sugerem instalar praça na Rodovia do Parque

Estado

Líderes sugerem instalar praça na Rodovia do Parque

ANTT marca outras duas reuniões em Brasília

Líderes sugerem instalar praça na Rodovia do Parque
Vale do Taquari

A primeira reunião do Grupo de Trabalho formado por líderes dos vales do Taquari, Caí e Alto do Botucaraí gera novas perspectivas para as concessões. Técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) excluíram da proposta a praça de Santa Catarina, transferindo essa para a BR-101. Sobre a BR-386, a sugestão dos Coredes é transferir um dos quatro pedágios para a “Rodovia do Parque”.

O encontro ocorreu na sede da Secretaria Estadual de Transportes, em Porto Alegre. Para Cintia Agostini, presidente do Codevat, houve avanços. “Tiramos diversas dúvidas e apresentamos propostas. E a agência se comprometeu a calcular e modular a possibilidade de ampliar a concessão até Iraí”, informa. O Sindicato dos Transportadores também participou da reunião.

Pela proposta original, serão concedidos 260 quilômetros da BR-386 à iniciativa privada, entre Canoas e Carazinho. Já os 180 quilômetros restantes entre Carazinho e Iraí – na divisa com Santa Catarina – um dos piores trechos de pista simples da rodovia federal, não fazem parte do projeto de concessão anunciado pelo Ministério dos Transportes.

Cíntia fala também sobre algumas dúvidas que restaram das quatro audiências realizadas no estado desde fevereiro. Segundo ela, líderes regionais questionavam a presença de obras de novas pontes no projeto de duplicação, assim como a credibilidade dos estudos técnicos referentes ao fluxo de veículos nos prováveis pontos de cobrança.

Segundo ela, ficou claro que as pontes serão duplicadas junto com a construção da nova pista (160 quilômetros, de Carazinho e Lajeado). “Também comparamos estudos de tráfego com pesquisas nossas e, de fato, os números deles conferem. Por fim, repassamos algumas obras sugeridas em outros estudos técnicos, como as vias laterais da rodovia.”

Cíntia informa ainda que a ANTT já iniciou novos estudos para reduzir os valores das tarifas. “Tarifa única é outra proposta”, complementa. Hoje a previsão é cobrar R$ 7 em Montenegro, R$ 11 em Fazenda Vilanova, R$ 9,50 em Soledade e R$ 8,60 em Tio Hugo.

O grupo também pede investimentos em iluminação em todo o trecho concedido, além da inclusão de áreas de descansos para motoristas, principalmente caminhoneiros. Revisões tecnológicas dos sistemas de cobrança, isenção para veículos emplacados nas cidades que receberão as praças de pedágios e drenagem em trechos já duplicados de Lajeado e Estrela foram outros requerimentos.

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Pedágio na Rodovia do Parque

A ANTT sugeriu a transferência da praça de Soledade para a BR-448, a Rodovia do Parque. Durante a audiência realizada no Vale do Alto do Botucaraí, líderes locais demonstraram insatisfação com a proximidade entre aquele posto e o pedágio previsto para de Tio Hugo, distante pouco menos de 40 quilômetros.

Segundo Cintia, a situação envolvendo a BR-448 está indefinida. “Também se ventilou a possibilidade de manter os quatro pedágios na BR-386, e implantar mais um na Rodovia do Parque, diluindo o valor entre todas, reduzindo a tarifa de forma considerável”, explica. O ponto de cobrança ficaria no trecho entre o entroncamento com a BR-386 e a BR-290, a “Freeway”.

Ainda de acordo com ela, outra proposta debatida entre a agência e o grupo de trabalho prevê a transferência do pedágio de Montenegro para a Rodovia do Parque. No entanto, alguns líderes do Vale do Caí – incluindo o prefeito montenegrino, Luiz Américo Alves Aldana – são favoráveis à implantação da praça naquele município.

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