Palestra instiga à obra de Clarice Lispector

Lajeado

Palestra instiga à obra de Clarice Lispector

Sesc Mais Leitura traz escritoras à região para palestrar a alunos do Ensino Médio

Palestra instiga à obra de Clarice Lispector
Lajeado
oktober-2024

O projeto Sesc Mais Leitura iniciou em 2012 com o objetivo de dinamizar o acervo das bibliotecas da rede Sesc RS. A proposta é levar aos estudantes palestras literárias, selecionando escritores, professores e especialistas.

Ontem Priscila Pasko palestrou para cerca de 200 alunos da Escola Estadual Castelo Branco. A outra escritora, Lélia Almeida, também abordará a obra de Clarice Lispector em outras escolas do RS.

Jornalista por formação, Priscila aborda a crônica e os contos de Clarice Lispector. Dona do blog Veredas, acompanhou a criação do hashtag #leiamaismulheres, lançado por uma canadense em 2014. “Como jornalista, podia contribuir com o movimento das mulheres escritoras. Criei o blog e passei a falar dessas mulheres pouco conhecidas.”

De tanto entrevistar especialistas, tomou gosto pelo assunto. Há pouco tempo, Priscila publicou uma reportagem sobre a ausência de escritoras negras no RS. A pesquisa no estado durou quase um ano e precisou recorrer às universidades, mas isso não adiantou muito. “Não tinham muitos dados sobre. Concluí que o RS não conhece as escritoras negras.”

No ano passado, em um espaço de cultura de POA, participou do Projeto Todos os Contos de Clarice. Durante um ano, trabalhou a vida e obra da escritora. “Lia e falava a respeito. Cada livro, a gente comentava. Em alguns, a conversa durava duas ou três horas devido à complexidade.”

A experiência rendeu-lhe o convite do Sesc para o Mais Leitura. Para ela, a literatura de autoria feminina deve ser instigada. Aos alunos, afirma que é preciso um acesso leve, por meio das crônicas e contos. “Tem toda a riqueza dela, mas ainda não assusta tanto quando os romances.”

Segundo Priscila, essa é a melhor maneira de conhecer Clarice. “O fantástico dela é que revela um milagre em cada detalhe, que para nós passa despercebido no cotidiano.”

Exemplo disso é o conto Felicidade Clandestina. A história de uma menina que pede um livro emprestado a uma amiga é envolvente. Fala da facilidade e amor pelo livro. “Então ela esquece o livro por um tempo, intencionalmente, para redescobri-lo depois e sentir tudo de novo.”

Conhecer sem julgar

Priscila diz aos alunos que não se pode rejeitar o que não se conhece. “Podem não gostar de um escritor, mas precisam compreender como é o trabalho dela ou dele. No caso de Clarice, às vezes, ela é prolixa mesmo, mas se você entende como e por que ela faz isso, depois você pode dizer se gosta ou não.”

Palestras durante o ano

•Priscila Pasko e Lélia Almeida – Clarice Lispector – Ensino Médio: dia 23

•Rodrigo Prates – canção – Ensino Fundamental: 11 e 12 de maio

•Mariana Beppler e Geison Aquino – contos do mundo – Ensino Fundamental: 8 e 9 de junho

•Ricardo Silvestrin – poesia – Ensino Médio: 17 e 18 de agosto

•Guto Leite – Guimarães Rosa – Ensino Médio: 5 e 6 de outubro

Acompanhe
nossas
redes sociais