Grupo elabora perfil das propriedades

Vale do Taquari

Grupo elabora perfil das propriedades

Estudo quer identificar gargalos e definir estratégias para aumentar produção

Grupo elabora perfil das propriedades
Vale do Taquari

Idealizado pela Cooperativa Languiru de Teutônia, com apoio da Emater, sindicatos, Capa e secretarias da Agricultura, grupo de técnicos fará estudo para identificar as dificuldades enfrentadas pelos produtores de leite da região.

Conforme o presidente Dirceu Bayer, o projeto busca a viabilidade da atividade e sugere outras alternativas de produção às famílias, como o cultivo de milho. Para ele, com a união de esforços, aproveitando o potencial e as características produtivas regionais, será possível dar sustentabilidade e promover o crescimento das pequenas propriedades.

Em paralelo, será desenvolvido um trabalho de orientação técnica. “O sucesso da nossa iniciativa depende da vontade do produtor em querer melhorar”, afirma.

Segundo o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Marcelo Brandoli, a proposta tenta evitar a exclusão de produtores com pouca escala do setor. Sugere um levantamento individual de cada propriedade para conhecer a realidade e os gargalos a serem resolvidos, para depois montar um plano de ação.

O secretário da Agricultura de Estrela, José Adão Braun, reforçou o pedido. “Precisamos realizar um raio-X dos municípios para definição do público-alvo. Hoje muitos produtores estão ‘sobrevivendo’, sem o melhor aproveitamento das suas reais potencialidades”, diz.

Inicialmente, deve ocorrer a coleta de indicadores técnicos, econômicos, sociais e ambientais das propriedades participantes, para, a partir disso, sugerir oportunidades de melhoria.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Teutônia/Westfália, Liane Brackmann, elogiou a proposta e destacou que o cooperativismo é uma alternativa para viabilizar a manutenção da agricultura familiar e levar ao produtor mais conhecimento.

Planejamento

O grupo passa a definir detalhes de como executar o levantamento nas propriedades e de que forma convencer as famílias a participar das ações. Os dados de cada município serão apresentados em uma reunião coletiva com participação dos envolvidos no projeto. A meta é lançar o programa ainda neste semestre.

Acompanhe
nossas
redes sociais