Palestras e workshops levam 800 pessoas ao CTC

Lajeado

Palestras e workshops levam 800 pessoas ao CTC

Reload instiga a busca pelo incomum

Palestras e workshops levam 800 pessoas ao CTC
Lajeado
oktober-2024

A criatividade e a inovação foram as palavras centrais do Reload Sindilojas. Realizado ontem na sede do Clube Tiro e Caça, o evento reuniu empresários, profissionais e especialistas do setor de varejo em workshops e palestras voltadas para atender as novas necessidade do mercado.

A programação começou ao meio-dia mostrando uma das tendências mais conhecidas no ramo da alimentação. Dois food trucks receberam os participantes com alimentos gourmet e pratos tradicionais em outros países, como o pad thai, prato típico tailandês.

No começo da tarde, três workshops simultâneos apresentaram diferentes pontos de vista sobre o fenômeno de mudança no mercado. Gerente de projetos da empresa Safeweb, Luiz Carlos Zancanela Junior falou sobre os impactos dos projetos e ações voltadas à sustentabilidade na valorização das marcas.

Citou o exemplo da ecobarreira do Arroio Dilúvio, um dos mais poluídos de Porto Alegre. Criado pela Safeweb, o projeto visa recolher todo o lixo flutuante do córrego, impedindo que os detritos desaguem no Rio Guaíba.

As novas tendências do varejo foram apresentadas pelo especialista em interpretação de comportamento de consumo, Martin Haag. Filósofo de formação, Haag discorreu sobre as novas gerações de consumidores, formada por jovens conectados e com valores distintos das anteriores.

Empreendedor e publicitário, Diego Fabris falou sobre o papel da gastronomia como forma de trazer novos atrativos ao varejo. Segundo ele, há uma tendência crescente de oferecer a experiência da degustação como forma de atrair e fidelizar os clientes.

Qualificação para inovar

Gerente do setor de varejo, Rochelle Chiesa participa do Reload pelo segundo ano consecutivo. Afirma ter realizado mudanças na loja com base nas tendências trabalhados na edição anterior, e espera agregar novos conceitos. “É válido levar para dentro da empresa tudo o que gera inovação.”

Para ela, o setor empresarial tem uma visão fechada do mercado por não estar disposto a sair de sua zona de conforto. Considera o Reload um momento também de troca de experiências entre os participantes. “Isso proporciona novas ideias capazes de melhorar os resultados para todos.”

Empresário do setor de alimentação, Diego Weizenmann ressalta a possibilidade de ficar conectado às tendências mundiais do segmento, além de agregar informações relacionadas à gestão. Diante da crise na economia, avalia como fundamental a participação em eventos de qualificação.

Pela primeira vez no evento, a arquiteta e agente de tratamento de água da Corsan, Juliana Stoll, enaltece os conhecimentos adquiridos nos workshops. Para ela, as informações apresentadas são ricas e permitem a criação de novas práticas para o cotidiano das empresas e profissões.

Para a auxiliar de escritório, Jéssica Schafer, o maior ensinamento do Reload Sindilojas é a mudança de percepção. Segundo ela, quem não estiver disposto a mudar o modelo de negócio e tentar possibilidades fora do comum está fadado ao fracasso.

“Precisamos pensar que nossos concorrentes estão se adaptando diante das mudanças do mercado e da sociedade e trabalhar de forma a não ficar para trás”, assinala. Cerca de 800 pessoas participaram do Reload Sindilojas, de acordo com a organização.

Presidente do Sindilojas, Giraldo Sandri destacou o sucesso do evento. Segundo ele, o número de participantes superou o previsto. “Tivemos que colocar cadeiras extras para os workshops”, ressalta. Segundo ele, o público mostrou disposição em aplicar os conceitos trabalhados de forma a melhorar os resultados dos negócios.

Relação de trabalho

Especialista em Gestão de Pessoas, José Ronaldo Peyroton abordou sobre contratações e demissões. Para ele, empresários e trabalhadores precisam ser honestos desde o início, para evitar frustrações e resultados abaixo do esperado.

Ressalta que 72% dos trabalhadores se consideram insatisfeitos no trabalho, algo que atrapalha a produtividade das empresas e o bem-estar dos funcionários.

Coordenador de Projetos em Varejo do Sebrae no RS, Fabiano Zortea frisou as tendências apresentadas na NRF, maior feira de varejo do mundo realizada em Nova York. Entre elas, estão a integração entre os canais físicos e virtuais, a personalização e a valorização do setor pessoal e das humanizações.

O urbanista Reinaldo Leão Forte apresentou conceitos de arquitetura criativa capazes de agregar valor e lucratividade aos negócios. O evento foi finalizado com o empreendedor Rômulo Tevah. Palestrante e sócio-diretor da Bonsai Consultoria, provocou os participantes para a busca do incomum.

Segundo ele, as mudanças da sociedade são irreversíveis e constantes e quem não estiver atento e disposto a aceitar essa transformação corre o risco de desaparecer.

Acompanhe
nossas
redes sociais