Governo reduz índice do Pacote Agrícola

Teutônia

Governo reduz índice do Pacote Agrícola

Reajuste previsto era de 17%. Agora caiu para 10%

Governo reduz índice do Pacote Agrícola
Teutônia
oktober-2024

O aumento proposto e aprovado no Conselho Municipal de Agricultura sofreu alterações. Antes de passar pela câmara de vereadores, o projeto foi analisado e revisto. A construção da nova célula do aterro sanitário foi escolhida como prioridade e o pacote agrícola terá 10% de reajuste, em vez de 17%.

A nova proposta foi elaborada para atender demanda dos produtores e das agroindústrias. Desde 2015, o subsídio não tinha revisão. Além da iniciativa considerada crucial para a manutenção da atividade, houve incremento no programa. “Agora os produtores poderão comprar implementos e máquinas agrícolas”, afirma o secretário de Agricultura, Gilson Hollmann.

O pagamento ocorre diante da apresentação de cupons fiscais referentes às compras ou serviços para a propriedade. A validade do programa foi ampliada. Antes contemplava seis meses e, com aprovação dos vereadores, vigora durante o ano, de 1º de outubro a 30 de setembro. Para se beneficiar, o titular não pode ter débito com a Secretária da Fazenda. Para incentivar a produção de alimentos orgânicos, as notas referentes à aquisição de sementes transgênicas, agrotóxicos e combustíveis fósseis não serão subsidiadas.

Força para o campo

A medida beneficia 1,1 mil produtores e visa o crescimento da atividade. O setor primário é responsável por 24 % do Valor Adicionado Fiscal. Em 2011 o município ocupou o primeiro lugar no Vale do Taquari.

A criação de selo para os produtos da cidade é outra aposta para impulsionar o setor. A proposta está em estudo. O objetivo é divulgar a marca em feiras pelo RS e também por meio de publicidade. Construção de rua coberta, em frente ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Languiru, é projeção a médio prazo. A obra depende de emenda parlamentar e já foi anunciada.

Acessos melhorados

Em parceria com a Secretaria de Obras, os acessos às propriedades rurais passarão por melhorias. A demanda latente é nas estradas de terra. Novo contrato com saibreiras deve ocorrer até abril e o serviço será retomado. Os trechos pavimentados em Linha Germano e São Jacó passam por melhorias. Composto de cimento e pedras preenche os buracos. O complemento é com liga asfáltica.

Acompanhe
nossas
redes sociais