Debate marca o Dia Mundial da Água

Vale do Taquari

Debate marca o Dia Mundial da Água

Especialistas discutem a preservação da água. Painel o Mundo com Sede marca a data mundial

Debate marca o Dia Mundial da Água
Vale do Taquari

Os cuidados necessários para garantir água de qualidade à população são tema do Pensar o Vale, evento promovido pelo Jornal A Hora. A partir das 14h de hoje, quatro especialistas debatem o cenário atual e projetam medidas que poderiam garantir a preservação das reservas naturais. O encontro, denominado O Mundo com Sede, ocorre no Belvedere do Rio Taquari, em Lajeado.

A data do debate é a mesma que a Organização Mundial das Nações Unidas (ONU) definiu como o Dia Mundial da Água. Os painelistas se encontram no município onde o Rio Taquari está mais poluído. Em Lajeado, o manancial é considerado apto apenas para navegação, atingindo classificação 4, segundo definição da Agência Nacional de Água.

Mediador do debate, o diretor de Redação do A Hora, Fernando Weiss, ressalta a importância de manter atenção sobre o tema. “A poluição e o desperdício estão acabando com o recurso natural precioso, porém, finito.”

Pesquisas mostram que 40% da população mundial já sofre consequências da falta ou escassez de água. “Mesmo com o dado alarmante, a sociedade parece indiferente. Nós, enquanto veículo de comunicação e formador de opinião, temos compromisso de dar luz sobre esse assunto, cobrar medidas e despertar as pessoas”, acrescenta Weiss.

A inexistência de políticas públicas duradouras e a negligência social também integram o painel desta tarde. “Infelizmente, o saneamento básico e a preservação da água não são prioridade para os governos. E a sociedade, por consequência, também não cumpre seu papel.”

O desperdício de 40% de toda água encanada, a transformação de esgoto em água, o diagnóstico da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas e a reserva de água no Brasil completam o painel O Mundo com Sede.

[bloco 1]

Debatedores

Júlio Salecker –  Presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas e diretor de Geração de Energia Elétrica da Cooperativa Regional de Desenvolvimento Teutônia (Certel)

Maria Cristina de Almeida Silva –  Engenheira de bioprocessos e biotecnologia pela Uergs, com ênfase em Engenharia Ambiental. Mestre em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, doutoranda em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental na Ufrgs e professora do curso de Engenharia Ambiental na Univates.

Ricardo Röver Machado – Engenheiro civil pela Unisinos com MBA em Gestão Empresarial pela FGV, pós-MBA em Negociação pela FGV. Foi diretor de Operações da Corsan e hoje dirige a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária no Rio Grande do Sul.

Felipe Agostinho Caimi – Superintendente regional da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan)

Acompanhe
nossas
redes sociais