O Estádio Olímpico da Univates, projetado pela Tartan Arquitetura e Urbanismo, está entre as opções de Arquitetura Esportiva do Prêmio Obra do Ano 2017, promovido pela revista eletrônica ArchDaily. O concurso com votação popular contempla obras construídas em países de língua portuguesa. As 15 mais votadas serão divulgadas nesta terça-feira, 21, e passarão para a segunda fase.
Para o pró-reitor administrativo da Univates, professor Oto Moerschbaecher, a participação da estrutura no concurso, além de dar destaque nacional e internacional, mostra o acerto no compromisso que a instituição tem de oferecer o melhor à comunidade acadêmica. “A grande recompensa é que a gente consegue atender a um princípio nosso de disponibilizar para a comunidade acadêmica da Univates os melhores recursos possíveis para atender aos cursos e às necessidades das disciplinas que utilizam o espaço”, afirma.
Entre as obras que concorrem na mesma categoria que o Estádio Olímpico, estão as da Olimpíada Rio 2016.
Como votar?
Cada usuário pode votar na obra favorita até o dia 20, às 23h59min (horário de Brasília), no http://oda.archdaily.com.br/br/2017. O Estádio Olímpico da Univates está na categoria Arquitetura Esportiva.
No dia 21, os 15 finalistas serão divulgados e novamente será permitido escolher o favorito. É possível votar na mesma obra mais de uma vez, porém, apenas uma vez por dia. Os vencedores serão divulgados no dia 29, no site da ArchDaily Brasil.
Saiba Mais
O estádio conta com campo de futebol, com medidas oficiais e gramado certificado pela Fifa. A pista sintética de atletismo é certificada pela Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) e apta a sediar competições internacionais. Pode receber provas em diversas modalidades de atletismo, como salto em distância, salto em altura, arremesso de disco, de dardo e martelo.
O ensino também tem espaço nas 25 salas de aula disponíveis no espaço. Elas estão localizadas na parte inferior das arquibancadas, com capacidade para receber 1.920 pessoas, incluindo espaço para deficientes.
A água que irriga o campo é proveniente de duas fontes: da chuva, por meio dos telhados do Complexo Esportivo e do reaproveitamento da água do próprio campo, e de um poço artesiano. A cisterna tem capacidade para armazenar 80 mil litros de água da chuva.