CDL cobra fiscalização  ao comércio ambulante

Lajeado

CDL cobra fiscalização ao comércio ambulante

Entidade é contra criação de camelódromo

CDL cobra fiscalização  ao comércio ambulante
Lajeado

Integrantes da diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) participaram de reunião com o governo de Lajeado na manhã de ontem para pedir uma ação rápida e efetiva no combate ao comércio ambulante irregular. O grupo também abordou as campanhas promovidas durante o ano.

Foram recebidos pelo prefeito, Marcelo Caumo e vice Glaucia Schumacher, além dos secretários de Desenvolvimento Econômico, Douglas Sandri, e Cultura, Carlos Rodrigo Reckziegel.

Em relação ao comércio ambulante irregular, os dirigentes cobraram soluções. Os empresários relataram os aspectos negativos da venda das mercadorias fora da legislação e reclamaram da falta de fiscalização para diminuir o problema.

Caumo afirmou que a situação começou a ser resolvida a partir desta semana, quando ambulantes foram convidados a participar de uma reunião de esclarecimentos. O encontro ocorre no dia 20.

Conforme o secretário Sandri, a partir do início de abril, a fiscalização será intensificada. A legislação atual, além de proibir o comércio de ambulantes sem registro, também proíbe a comercialização nas ruas centrais de Lajeado.

Sobre a falta de fiscais nas ruas, Sandri disse que hoje o trabalho desses profissionais é muito burocrático e interno. “Estamos trabalhando para simplificar processos para liberá-los para outros trabalhos”, explicou.

Os representantes da CDL também se manifestaram contrários à criação de um “camelódromo” para a venda dos ambulantes. A instalação do espaço foi uma sugestão do vereador Carlos Eduardo Ranzi (PMDB).

O presidente da CDL, Heinz Rockenbach, reclama que os ambulantes, além de atrapalhar a circulação pelas calçadas, não pagam impostos.

Grupo cobrou solução para o comércio ambulante nas ruas centrais

Grupo cobrou solução para o comércio ambulante nas ruas centrais

Apoio nas campanhas

Durante o encontro, a entidade encaminhou solicitações de apoio financeiro do Executivo para as ações previstas em 2017. Os pedidos buscam auxílio para promover as campanhas Liquida Lajeado, Páscoa, Dia das Mães, Liquida Lajeado Edição Extra e Lajeado Brilha.

Na parte da qualificação estão previstos cursos profissionalizantes. Também estão definidas  a 17ª Convenção, em junho, e o 5º Encontro Estadual de Jovens Empresários, em agosto.

Rockenbach destacou a importância da parceria do Executivo, tendo em vista a importância do setor e os retornos gerados. “São ações que atraem consumidores de outros municípios.”

Segundo ele, o resultado impacta de forma direta no comércio e repercute de maneira positiva para Lajeado. “Nossa cidade se tornou referência tendo a convenção como melhor evento de gestão do estado”.

Acompanhe
nossas
redes sociais