A terceira edição do Desafio ValeCiclismo tem número recorde de participantes. Com início às 7h30min deste domingo, reunirá 245 ciclistas. A largada ocorre no Parque Professor Theobaldo Dick, em Lajeado.
Conforme um dos organizadores, Fabrício Meneghini, a grande procura se deve ao fortalecimento do ciclismo na região e ao sucesso do primeiro desafio, realizado em 2015. “Essa grande procura vem porque o trajeto é bom de pedalar e com bonitas paisagens. Também porque o ValeCiclismo monta uma estrutura em que o ciclista só precisa se preocupar em pedalar, pois terá todo suporte com equipe, moto e carros de apoio.”
Enfatiza ainda o fato de o percurso passar por pontos desconhecidos do Vale do Taquari. “As pessoas de fora gostam de passar por esses locais.”
Os ciclistas vêm de mais de 50 cidades gaúchas e de Chapecó (SC) e podem optar por percorrer 60 ou 130 quilômetros. O percurso de 60 quilômetros passa por Lajeado, Arroio do Meio e Cruzeiro do Sul. O trajeto de 130 quilômetros inicia em Lajeado, passa por Arroio do Meio, Forquetinha, Canudos do Vale e Cruzeiro do Sul. Ambos percorrem estradas asfaltadas e terminam no Parque dos Dick.
Os representantes do ValeCiclismo pedem prudência aos motoristas. “Vamos estar em grande número de pessoas e passar por estradas movimentadas.” Entre elas, a ERS-130 e a BR-386.
Para todas as idades
A diferença de idade entre os participantes chega a quase 50 anos. O ciclista mais veterano é Alceu Jantsch, com 65 anos. Mateus Dammann, com 14, é o mais novo.