Grupo cobra reformas  no Buraco dos Cachorros

Estrela

Grupo cobra reformas no Buraco dos Cachorros

Área de lazer carece de roçadas e melhorias

Grupo cobra reformas  no Buraco dos Cachorros
Estrela

Um grupo de proprietários de lanchas, jet skis e embarcações reivindica melhorias na rampa ao leito do Rio Taquari. O local conhecido como Buraco dos Cachorros carece de sinalização, limpeza e iluminação. Frequentadores reclamam da insegurança.

Na sexta-feira, cerca de 30 pessoas se reuniram com o secretário de Obras, Cristiano Nogueira,  e o vereador, Thiago Augosto Lehnen (PSDB). Eles apontaram uma série de melhorias.

O encontro foi articulado depois que um grupo solicitou ao prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, melhorias no acesso ao leito do rio, no Porto dos Bruder, no outro lado do Taquari. A reunião ocorreu na terça-feira. “Nesse encontro, houve resultado. De imediato, o governo de Lajeado se comprometeu em fazer algumas melhorias. Nossa intenção foi pleitear algumas em Estrela”, justifica a instrutora náutica, Josi Kafer.

Segundo ela, no Buraco dos Cachorros, faltam placas de sinalização. “É comum os banhistas não darem espaço para as embarcações passarem. Não sei de casos de acidente, mas é perigoso.”  Na avaliação dela, é necessário delimitar os locais para banho e os de embarque e desembarque de veículos.

De acordo com Josi, o município se comprometeu a fazer reformas em até duas semanas. Todas as reivindicações devem ser atendidas em etapas. Segundo o secretário Nogueira, roçada, patrolamento da via e sinalização devem ser feitas logo.

Uma das ideias sugeridas durante o encontro é a ampliação do estacionamento. Outra é a correção e ampliação da rampa ao leito do rio. Segundo o secretário, isso dependerá de análise ambiental. “Essa sugestão pode demorar. Estamos falando de um ponto no leito do rio e precisamos de uma avaliação ambiental para evitar problemas.”

O município fará projeto para implantar iluminação. Nogueira destaca que o Buraco dos Cachorros fica distante cerca de um quilômetro da rede elétrica.  A execução deve demorar para sair do papel.

[bloco 1]

Mais segurança

De acordo com Josi, o objetivo do grupo é transformar o local em um espaço de lazer para toda a comunidade. Hoje a falta de roçadas não atrai os moradores e oferece risco para quem frequenta.

Furtos têm sido comuns. “Muitas pessoas deixam os carros estacionados, vão para o rio e, quando voltam, se deparam com o veículo arrombado.” Segundo ela, com as roçadas, a área se torna mais segura.

Alternativa

Devido aos problemas no local, os proprietários de lanchas e jet skis têm frequentado o Porto dos Bruder, em Lajeado. Segundo Josi, o local foi adotado até que as melhorias sejam feitas em Estrela.

Acompanhe
nossas
redes sociais