Dois deslizamentos em 30 dias  elevam temor de moradores

Teutônia

Dois deslizamentos em 30 dias elevam temor de moradores

Chuva soltou pedras e lama em condomínio no Morro das Antenas

Dois deslizamentos em 30 dias  elevam temor de moradores
Teutônia

A chuva de domingo levou lama a pelo menos duas residências no bairro Languiru. Pedras e troncos também invadiram casas. Os deslizamentos aconteceram no condomínio Costa Verde, construído na encosta do Morro das Antenas. Uma das famílias perdeu móveis e eletrodomésticos.

Em menos de 30 dias, foi a segunda vez que a água invadiu casas naquela região. Na primeira, em fevereiro, a lama desceu do Morro das Antenas e interrompeu o tráfego na ERS-419. Os sedimentos tiveram de ser removidos com patrolas.

De acordo com uma moradora, um abaixo-assinado pede a interrupção das obras. Ela cobra um estudo mais detalhado sobre o impacto na fauna, flora e nas residências próximas à encosta do morro. “A gente tem medo que vá descer tudo para baixo, pois é uma terra arenosa e eles ficam implodindo rochas a todo momento.” A moradora não consegue dormir à noite, principalmente quando chove. “Dá para ouvir as pedras descendo.”

Para o professor de Engenharia Ambiental, Guilherme Garcia de Oliveira, o risco de um novo deslizamento é relativo. Conforme ele, para liberar uma obra dessas, depende do tipo de solo, do subtrato das rochas e da proximidade com rios e arroios. “Evidente que na medida que aumenta a declividade começam as restrições para ocupação.”

Sobre as enxurradas, afirma que esse tipo de fenômeno é típico no Vale. Só em 2010, houve mais de 130 deslizamentos na região. Para ele, o fato de ser a segunda enxurrada em menos de 30 dias é incomum. “Não temos outro registro neste período na região.”

O professor alerta que em morros há vertentes e possivelmente deve ter mudado o curso natural da água. “É preciso ficar alerta. Talvez a obra esteja mesmo influenciando.”

Discussão Recorrente: obra no Morro das Antenas causa apreensão a moradores de Teutônia. Em um mês, houve dois deslizamentos de terra, pedras e entulhos. Reunião entre Executivo, empresários e MP ocorre hoje. Abaixo-assinado pede interrupção do empreendimento.

Discussão Recorrente: obra no Morro das Antenas causa apreensão a moradores de Teutônia.

MP embargou a obra

Em março de 2010, um abaixo-assinado foi entregue ao MP. A comunidade solicitava investigação sobre os riscos que a intervenção humana causaria à natureza e às moradias. O promotor Jair João Franz acatou o pedido e embargou a obra por dois anos.

Foram realizadas audiências na Promotoria. Os proprietários do Condomínio Costa Verde apresentaram um Estudo de Impacto Ambiental e assinaram compromisso de compensação ambiental com o plantio de 720 mudas de árvores frutíferas nativas em Áreas de Proteção Permanente (APP).

Outra ação devida é o plantio de 280 mudas na área do condomínio e a construção de uma praça junto à Associação de Moradores, na zona norte de Languiru. Em maio de 2012, o MP emitiu Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) e liberou o andamento da obra.

 

 

 

Moradores temem deslizamentos maiores e cobram interrupção da obra

Moradores temem deslizamentos maiores e cobram interrupção da obra

Obra será acelerada

Os representantes do Costa Verde, engenheiros, Defesa Civil, administração municipal e Bombeiros Voluntários se reúnem hoje para encontrar soluções aos problemas gerados pelas obras.

Conforme o secretário do Planejamento e coordenador da Defesa Civil, Ricardo Wagner, a única alternativa é acelerar a construção. “Não tem como trancar a obra. Eles têm que terminar mais rápido. Exigiremos um cronograma da obra”.

Ele afirma que é emitido um relatório mensal sobre o impacto ambiental. Para o escoamento da água, foram construídas canalizações e tanques para armazenamento e liberação gradativa.

Segundo Wagner, um dos motivos da enxurrada foi o entupimento dos canos, gerando o deslocamento de terra e água até as casas. A construção no conhecido Morro das Antenas teve aprovação do Conselho Municipal de Meio Ambiente.

Acompanhe
nossas
redes sociais