Deputados defendem mudança na concessão

Vale do Taquari

Deputados defendem mudança na concessão

Reuniões sobre a BR-386 ocorrem hoje, em Brasília

Deputados defendem mudança na concessão
Vale do Taquari

A bancada gaúcha na Câmara dos Deputados promete pressionar o governo federal para modificar o contrato de concessões das rodovias federais, que inclui a BR-386. Uma comitiva do Vale do Taquari terá hoje uma série de reuniões, entre elas, uma com o ministro dos Transportes, Maurício Quintella Lessa, para debater mudanças no projeto.

Mesmo com opiniões divergêntess, deputados mostram contrariedade à proposta apresentada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A previsão inicial é de que as primeiras obras comecem apenas após o 12º ano de concessão.

Heitor Schuch (PSB) afirma que não existe uma articulação em conjunto da bancada gaúcha desde o afastamento do coordenador do grupo, Giovane Cherini (PR). “A  bancada está um pouco fragilizada. Estamos fazendo ações mais isoladas, porque este ano não tivemos nenhuma reunião.”

Schuch afirma que os deputados agem de forma individual para cobrar mudanças por parte do governo.

O socialista garante que o partido não apoiará o modelo de privatização apresentado até agora. “Nesses moldes, somos totalmente contrários à retomada dos pedágios.” Porém, ele não acredita que a Câmara possa interferir de forma direta nos contratos. “Se o texto passar pela deliberação do parlamento, o governo vai ter muita dificuldade para aprovar. Agora, sabemos que essas coisas normalmente não vão para o parlamento.”

Com mais cautela e otimismo, Jerônimo Goergen (PP) quer conhecer melhor a proposta.“O importante é que antes das audiências públicas a gente conheça a ideia do governo.” Goergen explica a postura devido à sinalização do ministro Lessa de alterar a proposta.

“O ministro me disse, na semana passada, que tem a intenção de antecipar a concessão da 386.” Sem detalhes sobre o que seria essa “antecipação”, Goergen acredita que ela trate de fazer antes a licitação e começar mais cedo as obras na rodovia. Goergen também defende uma alteração na proposta da ANTT.

Diferente de Schuch, o progressista garante que a bancada gaúcha está articulada. “Isso não é verdade, com isso, o Heitor (Schuch) fragiliza a bancada e o Cherini (Giovane). Tanto não é verdade que temos a reunião amanhã (hoje).”

“A bancada gaúcha virou bancada do governo”

Deputado federal e presidente do PDT gaúcho, Pompeo de Mattos diz não conhecer a proposta do governo. Acredita que o texto apresentado até agora seja levado adiante. “Na verdade o projeto não existe, o que tem é um debate. Mas na forma como está proposto até me custa acreditar que seja verdade. Se essas propostas forem reais, elas são um absurdo.”

Mattos considera “um presente” para as concessionárias o fato de a previsão das obras iniciar apenas após 12 anos de pedágios. Para o parlamentar, o governo está lançando uma espécie de “boi de piranha”, apresentando uma proposta para aprovar outra.

Mattos também critica a postura dos deputados do RS diante das propostas do governo federal. “A bancada se reúne para dizer amém para o governo. Ela virou uma bancada do governo, e não é do gaúcho, mas do federal.”

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Reuniões antes de audiência

A comitiva regional é composta pela presidente do Codevat, Cintia Agostini; secretário-executivo da Amvat, Paulo Schneider; diretor do Departamento de Relações com Entidades e com o Poder Público da CIC-VT, Oreno Ardêmio Heineck; prefeito de Taquari, Emanuel Hassen, o “Maneco”; e o ex-prefeito de Tio Hugo, no Alto da Serra do Botucaraí, e representante da Famurs, Verno Adair Müller.

Além do encontro com o ministro, o grupo se reunirá com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM/RJ), e com toda a bancada gaúcha. A ideia é conseguir mais tempo para debater o edital de concessão, que ainda não tem data para ser aberto.

Nesta quinta-feira, 16, uma audiência pública sobre o tema ocorre no Teatro da Univates, em Lajeado, a partir das 14h.

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