A força do grafite

Eu Curto

A força do grafite

O publicitário Guilherme Zagonel transforma a parede branca em manifesto de arte

A força do grafite
Vale do Taquari

Com tinta spray e inspiração, Guilherme Zagonel, 27, ocupa painéis, muros e paredes com grafite. A arte de rua faz parte da rotina do designer lajeadense desde a adolescência. Na época, o pai era proprietário de uma loja de material de construção e o spray vendido lá virou um verdadeiro objeto de desejo.

Inserido na cultura do skate, Zagonel passou a observar a arte presente nas pistas e nas revistas do meio, mas foi com as aulas de pintura em tela que percebeu a possibilidade de transformar essa cultura, antes marginal, em arte para “gringo ver”.

Os primeiros muros, pintou antes de cumprir temporada no México. “Lá tive um contato muito grande com a arte e a cultura mexicana durante seis meses.” O país é multicultural. “Isso expandiu muito a forma como vejo o grafite. Pintar algo, produzir uma peça em cerâmica, escrever poesia ou música é deixar sua marca escrita na história.”

A fusão de cores e a liberdade das formas que encontrou nas ruas mexicanas deixaram um legado para ele. “Tudo é muito vivo e expressivo. O que me surpreende é o resultado dos contrapontos: o colorido e o terracota, as matas e os desertos, o rústico e o moderno, a metrópole e o rural. São esses extremos que fazem a identidade do país ser tão rica e completa.”

O estilo abstract grafite, máscaras, desconstrução de tipografias e desenhos geométricos envolvem o cotidiano do artista. Suas principais referências são Picasso, Burle Marx, Basquiat, Saner, Rekaone, Frida Kahlo, Speto, OsGemeos, Cusco Rebel e Alexandre Wollner.

Zagonel tem um escritório de design em Lajeado faz oito anos. Na rotina, atendimentos, criação, desenvolvimento de marcas. Em paralelo, viaja com frequência. Gosta de conhecer novos artistas, seja na música, pintura, design ou arquitetura. “Admiro muito as plantas e de estar junto à natureza, seja fazendo uma trilha ou em uma cascata.” Para quem quer aprender a arte do grafite, aconselha: “Apenas pinte, tenha a liberdade de testar coisas novas sem regras. Seja você mesmo.”

Acompanhe
nossas
redes sociais