O Grêmio inicia hoje a busca pelo tricampeonato da Libertadores da América. A partir das 19h30min, o clube enfrenta o Zamora, na Venezuela, pela primeira rodada do grupo 8.
Será a 17ª disputa tricolor na principal competição do continente, o segundo time brasileiro com mais participações no torneio, atrás apenas do São Paulo que tem 18 participações.
Na terça-feira, o Guarani venceu o Desportivo Iquique por 1 a 0, na abertura da chave.
Ontem, Renato Portaluppi orientou um treino de reconhecimento no Estádio Agustín Tovar. Sem Maicon e Pedro Geromel, machucados, a tendência é de que Michel e Rafael Thyere sejam os substitutos.
O provável time que inicia a partida é: Marcelo Grohe, Edilson (Léo Moura), Rafael Thyere, Kannemann, Marcelo Oliveira, Jaílson, Michel, Ramiro, Bolaños, Luan e Pedro Rocha (Lucas Barrios).
Histórico contra clubes venezuelanos
Ao longo da história, o Grêmio já disputou seis jogos contra times da Venezuela. Foram três vitórias, dois empates e uma derrota, 14 gols-pró e cinco contra. Os jogos foram todos válidos pela Copa Libertadores da América. Foram: Universidad de Los Andes 0 a 2 Grêmio, Grêmio 6 a 1 Universidad de Los Andes, Caracas 1 a 1 Grêmio, Grêmio 0 a 0 Caracas, Grêmio 4 a 1 Caracas e Caracas 2 a 1 Grêmio.
Números do Grêmio na Libertadores
Retrospecto geral
– 147 jogos
– 74 vitórias
– 32 empates
– 41 derrotas
Em casa
– 74 jogos
– 53 vitórias
– 14 empates
– 7 derrotas
Fora de casa
– 73 jogos
– 21 vitórias
– 18 empates
– 34 derrotas