Quadrilha assalta bancos e faz reféns

Estado

Quadrilha assalta bancos e faz reféns

Agências ficam em Fontoura Xavier. Duas suspeitas foram presas em Arvorezinha

Quadrilha assalta bancos e faz reféns
Estado
oktober-2024

A tranquilidade no município de Fontoura Xavier foi interrompida por tiros. Eram cerca de 13h30min quando pelo menos oito criminosos assaltaram as agências do Banrisul e do Banco do Brasil. Nenhum deles foi preso até o momento. Na fuga, usaram reféns como cordão humano. Um gerente e um funcionário foram levados e libertados em seguida.

Na cidade, há só dois policiais militares responsáveis pelo policiamento. Guarnições de outros municípios foram chamadas para auxiliar nas buscas aos criminosos, que também tentaram – sem sucesso – assaltar o Sicredi.

De acordo com a Brigada Militar (BM) – que utiliza dois helicópteros na busca, sendo um da Polícia Civil (PC) –, os bandidos fugiram atirando para o alto e seguiram em direção ao município vizinho de Arvorezinha. Buscas foram feitas pela região. Nas duas cidades, moradores se trancaram em casas ou comércios.

Os assaltantes, que também roubaram alguns pertences dos reféns – inclusive um chapéu de palha – fugiram em uma caminhonete Toyota Hilux branca e um Ford Fusion prata. “Miguelitos” foram jogados na pista da BR-386 e também em vias urbanas e estradas do interior, em especial na localidade de Campo Novo, que dá acesso a Arvorezinha, Nova Bréscia, Putinga e Coqueiro Baixo.

A BM encontrou os dois veículos incendiados na estrada que liga Fontoura Xavier ao município de Itapuca, próximo à localidade de Vila Maria. Por volta das 16h, no interior de Arvorezinha, duas mulheres foram detidas a bordo de um veículo Picasso, com placas de Farroupilha. No automóvel, foram encontrados dois coletes à prova de bala. Elas não tiveram os nomes divulgados e são suspeitas de ajudarem os criminosos.

Imagens e fotos feitas por moradores do centro de Fontoura Xavier mostram detalhes do roubo. Ação se assemelha ao assalto em Imigrante em agosto de 2015

Imagens e fotos feitas por moradores do centro de Fontoura Xavier mostram detalhes do roubo. Ação se assemelha ao assalto em Imigrante em agosto de 2015

Crimes semelhantes

A PC investiga uma possível ligação dos assaltos de ontem com outros roubos a banco. A forma de agir, utilizando-se de reféns para evitar a aproximação dos policiais, já foi realizada em diversos crimes praticados no RS. No Vale do Taquari, a última ocorrência semelhante ocorreu em Putinga, no dia 9 de janeiro passado.

O crime ocorreu por volta das 14h30min. Na ocasião, cinco criminosos armados com fuzis arrombaram a porta da frente da agência do Banrisul com um machado e anunciaram o assalto. Os clientes e funcionários que estavam no interior do banco foram levadas para o lado de fora e formaram um cordão humano para afastar a polícia.

O grupo também tentou assaltar o Sicredi, mas o gerente percebeu a movimentação e liberou todos os funcionários e clientes antes de os criminosos chegarem. Já o gerente do Banrisul levado na fuga foi liberado a quatro quilômetros do local, no interior do município. No mesmo dia, duas mulheres foram detidas em um carro com placas de Caxias do Sul. Eram suspeitas de auxiliar na fuga.

Acompanhe
nossas
redes sociais