A estilista de Lajeado, Roberta Weiand, apresentou a versão 2.0 do aplicativo Prêt à Template para convidados da loja da Apple, localizada no bairro Soho, em Nova Iorque.
O dispositivo desenvolvido para o Iphone e Ipad funciona como um caderno de desenhos de moda, com croquis de modelos femininos, masculinos e infantis. Contabiliza mais de cem mil downloads.
A lajeadense é a primeira brasileira convidada pela multinacional a realizar o preview de um produto na cidade mais cosmopolita da América.
O evento foi prestigiado por jornalistas da Vogue, Marie Claire, blogueiros e professores universitários, ainda frisson da Semana de Moda de Nova Iorque.
No palco do auditório, Roberta dividiu a apresentação com a professora Amy Sperber, que leciona no Fashion Institute of Technology (FIT) e Parsons. “Demonstramos as novidades do aplicativo, que será lançado mundialmente no dia 30 de março. Focamos principalmente na questão das linhas -guias, que respeitam a diversidade dos corpos. Nessa versão, foram incluídos croquis para cadeirantes, por exemplo.”
A loja, toda envidraçada, é vizinha de várias marcas de moda. É um dos endereços mais badalados da Apple na cidade. No primeiro andar, está o auditório. “Nossa exibição foi transmitida simultaneamente a quem estivesse no andar superior. Depois, fiz um demonstrativo na loja para interessados.”
A versão 2.0 conta com novo leiaute e 30 templates. “Desenvolvemos o aplicativo do zero. Ficou muito mais realista”, comenta a estilista. O aplicativo é vendido na AppStore em combo com uma caneta especial para desenho da Apple. “Ao utilizar o lápis, o app reconhece um borrão com o dedo, aquele famoso ‘esfuminho’ do designer. Isso faz com que a experiência seja mais real possível”, explica.
Outra novidade é a integração com o messenger do Iphone e Ipad. “O usuário pode compartilhar o croqui com seus contatos e trabalhar em co-criação. Além disso, atualiza os projetos dentro do app do seu dispositivo.” É como ter um ‘sketchbook’ digital. “Se surgir uma ideia na rua, mas o usuário não estiver com seu celular, pode anotar rapidinho o esboço, que será sincronizado.”
Roberta já projeta a próxima versão, desenvolvida para um novo modelo de venda. “Vamos trabalhar com Subscription, ou seja, as pessoas poderão contar com uma assinatura anual do aplicativo.”
Para ela, o reconhecimento da Apple aponta o sucesso do produto, que foi idealizado em 2013. “É emocionante apresentar para os nova-iorquinos. Sinto que estou no caminho certo, que a ideia inicial do meu projeto estava correta. Prêt à Template é único no segmento. Estou superfeliz.”
Futuro do sketchbook
O Prêt à Template tem sido usado por estudantes e amantes da moda, ou como hobby por designers. “No aplicativo, as pessoas desenham sobre linhas-guias de diferentes corpos, pré-definidos. Há linhas internas e externas que facilitam o raciocínio de simetria e posicionamento de recortes”, lembra Roberta.
Todos os templates são apresentados em três posições: lado, frente e costas. “O desenho à mão livre é feito por cima dessas linhas, em proporção com o corpo.” Ao desligar o template, apenas o desenho de moda aparece. “Funciona tanto como um portifólio quanto uma ferramenta para desenvolver ideias de moda de forma rápida. Acredito que este é o futuro do ‘fashion sketchbook’”.
O dispositivo dá acesso a estampas, paletas de cores, diferentes tipos de peças e acessórios. Além disso, desenvolvedor inclui material constantemente.