Escadaria de  Estrela terá  internet livre

Estrela

Escadaria de Estrela terá internet livre

Sinal deve ser liberado em breve

Escadaria de  Estrela terá  internet livre
Estrela

Com o crescente número de frequentadores da Escadaria às margens do Rio Taquari, o governo municipal decidiu instalar uma rede de internet no local. Os estudos de viabilidade técnica estão avançados, faltam apenas detalhes. O que pode atrasar o procedimento é a questão burocrática. Mesmo assim, a equipe responsável acredita que ainda neste semestre seja possível disponibilizar o sinal à população.

De acordo com o responsável técnico da Secretaria da Fazenda, Adilson Heleno da Silva, a parte mais complexa já foi terminada. “Fizemos a rede de fibra óptica, essa era a parte mais trabalhosa, então, agora, estamos fazendo a aquisição dos equipamentos necessários para disponibilizar o sinal.” Mesmo com a parte técnica bem encaminhada, a liberação da rede Wi-Fi não será liberada até as questões burocráticas serem definidas. “Nossa expectativa é disponibilizar ainda neste semestre, não consigo dizer com certeza o mês, pois a parte burocrática não depende de nós.”

A decisão de criar uma rede de internet no local veio devido ao aumento de frequentadores, especialmente no fim de semana. “A Escadaria se tornou um ponto de atração turística e de lazer, como hoje a internet é um dos primórdios de lazer, fizemos esse programa para disponibilizar o acesso.”

Acesso limitado

Procedimento comum na maioria dos locais com acesso público à internet, o tempo para uso também será restrito. Segundo Da Silva, a medida é importante para evitar excessos por parte dos usuários. “O que temos notado em outros lugares é que as pessoas utilizam demasiado, não para o fim específico que é o lazer.”

O setor responsável pela implementação da rede Wi-Fi prevê um tempo de até três horas de uso gratuito. A média de tempo de uso em outros locais que liberam o sinal de internet é de cerca de 30 minutos. Conforme Da Silva, o grande fluxo de pessoas no local levou os técnicos a liberarem o sinal por um período maior. “Vamos deixar mais tempo porque as pessoas utilizam o local para tomar chimarrão, tem o Arte na Praça, além de outros eventos que demandam mais tempo.”

Para acessar a rede, os usuários precisarão preencher um formulário na internet. A princípio, terão que informar nome, CPF e telefone. O cadastro poderá ser feito do equipamento utilizado para acessar a rede.

Acompanhe
nossas
redes sociais