O feriadão de Carnaval já começou e para aguentar a maratona da festas o recomendado é investir em refeições completas, variadas e com nutrientes. “Ideal são pratos que contêm proteínas, carboidratos, gorduras boas e uma dose de vitaminas e minerais”, recomenda a nutricionista Luisa Müller Arruda. “Grãos integrais, frutas, verduras e legumes deixam as refeições mais ricas.”
Nos intervalos das refeições, as frutas são sempre bem-vindas. “Além de ricas em vitaminas, são refrescantes e ajudam a hidratar o corpo.” A melancia é um bom exemplo.
Luisa também indica lanches mais práticos. “Uma boa dica são as oleaginosas e as frutas secas: castanhas, amêndoas, nozes, damasco, ameixa preta, tâmara ou qualquer outra da sua preferência.”
Além disso, alguns alimentos são ideais para os dias de folia. “O açaí é uma fruta muito energética e consumida no verão.” Entretanto, é importante ter cuidado com as opções prontas disponíveis no mercado, que geralmente são adocicadas, pois têm xarope de glicose e guaraná na composição. “Prefira utilizar a polpa congelada e consumir com banana e mel, que irão adoçar naturalmente o açaí e são dois outros alimentos que fornecem energia”, lembra a especialista.
Lanche na rua
Atenção aos lanches vendidos na rua ou na beira da praia. “Com o calor, os alimentos estragam mais rápido e, muitas vezes, esses estabelecimentos não têm uma refrigeração adequada”, lembra. Segundo Luisa, o ideal é optar por água de coco, sucos naturais, milho-verde cozido, picolés de frutas não cremosos e alimentos não fritos. Nenhuma comida é proibida. “Cada um deve saber de suas restrições. O cuidado deve ser maior com alimentos fritos e que precisam se manter refrigerados.”
[bloco 1]
Hidratação na folia
A desidratação é o que mais debilita o organismo nesta época do ano. Para evitar o problema, o aconselhado é não exceder na quantidade. Também é importante se alimentar antes da festa e beber água. O ideal são dois litros de água, em média, por dia. “O valor pode variar, dependendo do peso, transpiração e necessidades de cada indivíduo”, diz.
É importante lembrar que o consumo é de água pura, mas as frutas, por exemplo, têm um bom potencial de hidratação. “A água de coco também é interessante porque que, além de hidratar, fornece energia.” Outros líquidos como chá, chimarrão e café não contam.
Já o consumo de bebidas energéticas com bebidas alcoólicas não é recomendado. A combinação do álcool com cafeína e taurina (componentes dos energéticos) pode elevar a pressão arterial e causar arritmias e taquicardias, pois “irrita” o miocárdio.