Fênix é um pássaro da mitologia grega que, ao morrer, entrava em autocombustão e depois renascia das próprias cinzas. Inspirada nele, surge a Escolinha Fênix, do bairro Planalto, em Lajeado.
Tendo concluído apenas a 5ª série do Ensino Fundamental, o autônomo Jones Lourenço, o “Melão”, 33, é o coordenador da escolinha. Além dos treinos semanais para mais de 60 crianças, de 4 a 15 anos, ele divide o tempo com a profissão de montador de aviários. “Sempre gostei de futsal e vejo na escolinha uma maneira de ajudar as crianças do bairro.”
Como não cobra mensalidade, Lourenço relata que para as viagens e compra de materiais esportivos, como bolas e uniforme, necessita de apoio da comunidade e empresários. “Muita gente duvidou que daria certo, hoje somos a prova que se trabalharmos duro conseguimos realizar nossos sonhos.”
O pedreiro Odair Lima, 33, tem dois filhos treinando com Lourenço. Para ele, a iniciativa de ter uma escolinha no bairro é muito boa, pois ajuda na educação dos filhos. “Somos um bairro um pouco mais carente e retirado do centro, então, tudo o que é feito aqui para ajudar nossos filhos é muito positivo.”
Parceria com a Alaf
Presidente da Alaf, Alexandre Heisler conta que a parceria com a escolinha surgiu após ouvir um programa na Rádio Independente, no qual Lourenço pedia ajuda para continuar com os trabalhos da escolinha. “Nos preocupamos sempre com as questões sociais, o beneficio das crianças e adolescentes, e esse trabalho nos orgulha muito por ser das poucas entidades esportivas no estado a desenvolver essas ações”, explica.
Na quarta-feira, uma comitiva formada por Heisler, Bella (treinador da equipe profissional), Cláudio Borragini (vice-presidente) e André Oliveira (coordenador dos projetos sociais) entregou para a Escolinha Fênix bolas de futsal, cones para exercícios, 25 pares de tênis seminovos e novos, 25 jalecos da Alaf e 17 conjuntos de uniformes completos.
Inscrições para projeto social
A equipe da Alaf recebe inscrições para as escolinhas de futsal do Projeto Lajeado Social. Podem se inscrever meninos e meninas com idade entre 6 e 14 anos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas nas segundas, terças e quintas-feiras, das 13h30min às 17h30min, nos bairros Olarias (Ginásio da Comunidade São José Operário) e Morro 25 (Ginásio de Esportes). Cada núcleo conta com apenas 50 vagas. Dúvidas podem ser esclarecidas com André Oliveira pelo 9 9724-8418.