Agremiações intensificam  preparativos para o Carnaval

Vale do Taquari

Agremiações intensificam preparativos para o Carnaval

Desfiles dos blocos na região ocorrem entre os dias 4 e 18 de março

Agremiações intensificam  preparativos para o Carnaval
Vale do Taquari

Mesmo com a falta de apoio dos governos para o Carnaval em Lajeado e Taquari, os blocos e escolas de samba não desanimam. Nesta semana que antecede os festejos, intensificam os preparativos, ampliam as horas de ensaio, costuram as fantasias e constroem os carros alegóricos.

As duas agremiações mais tradicionais da região já revelaram nas redes sociais os temas que nortearão os desfiles.

Com 46 anos de história, o Bloco dos Palhaços, de Lajeado, apresentará o Mundo da Imaginação. Personagens infantis, como o Menino Maluquinho, representarão a criatividade capaz de levar as pessoas a qualquer lugar.

“Queremos alegrar o pessoal que tanto nos espera. Brincar com esse mundo que está na cabeça de cada um”, diz o presidente, Darci Possamai.

O bloco ainda levará para a avenida os tradicionais palhaços e as sátiras políticas. “Precisa ter, ainda mais agora.” Ao todo, serão nove alas, formadas por 140 componentes.

Recordar é viver

A escola de samba Inhandava, de Bom Retiro do Sul, trará ao Carnaval os 34 anos de história da agremiação. “Vamos contar um pouco de cada ano. Queremos mexer com o coração das pessoas, mobilizar antigos integrantes”, diz o presidente da escola, Deverson Oliveira, o “Tininho”.

Os ensaios ocorrem todos os dias, no barracão da escola. Cerca de 150 pessoas, divididas em três alas e bateria, participam da preparação.

Enquanto isso, as costureiras fazem mutirão para confeccionar as fantasias. Doze modelos de trajes, para crianças e mulheres, foram publicados nas redes sociais e puderam ser adquiridos pelos participantes. O município contribuiu com R$ 15 mil.

Recordar é Viver será o tema deste ano da escola de samba Inhandava

Recordar é Viver será o tema deste ano da escola de samba Inhandava

Homenagem ao Vale

O bloco Renascer do Samba, de Estrela, contará a história do Vale do Taquari. Os próximos ensaios ocorrem entre sexta-feira e domingo, no ginásio do bairro Imigrante.

Fantasias dos anos anteriores estão sendo recicladas e instrumentos foram cedidos pela população. A agremiação ainda recebeu um auxílio de R$ 25 mil do município, e entrará na avenida com cerca de 240 integrantes.

“Estamos nos esforçando. Sabemos que está difícil fazer o Carnaval, mas nós sempre podemos contar com a ajuda de muitas pessoas”, comemora o presidente do bloco, Athaide Boa Vista. Durante o ano, a agremiação também fez eventos e apresentações para arrecadar fundos. No próximo ano, a pretensão é transformar o bloco em escola.

Folia marcada

Os festejos de Carnaval ocorrem em três cidades do Vale: Estrela, Fazenda Vilanova e Bom Retiro do Sul. Os municípios definem os detalhes finais, mas já apresentam a programação.

Estrela – Na Princesa do Vale, a folia ocorre no dia 4, em princípio no calçadão. Local que pode ser alterado devido à expectativa de público.

Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Marcelo Braun, são aguardadas até sete mil pessoas para o evento, que inicia às 20h, com a apresentação do Bloco dos Palhaços, Bloco Renascer do Samba e da Inhandava. Serão disponibilizados banheiros químicos.

Fazenda Vilanova – A festa está marcada para 11 de março, na avenida Rio Grande do Sul. Apresentam-se o bloco Renascer do Samba e a escola Inhandava. Uma terceira atração ainda é negociada.

Bom Retiro do Sul – Sediará o encerramento da programação carnavalesca no Vale, no dia 18 de março. Na av. Jorge Fett, desfilam o bloco Kizomba, de Viamão, os blocos dos Palhaços e Renascer do Samba, além da Inhandava e a Bambas da Orgia, de Porto Alegre.

Acompanhe
nossas
redes sociais