Comitiva regional articula ida à Brasília

Vale do Taquari

Comitiva regional articula ida à Brasília

Representantes reforçam pedido de audiência em Lajeado sobre plano de concessões

Comitiva regional articula ida à Brasília
Vale do Taquari

Líderes da região se organizam para participar de audiência pública em Brasília. O segundo encontro promovido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) discute a concessão de rodovias federais, entre elas a BR-386. O debate ocorre na quinta-feira, 23, no Auditório Eliseu Resende, Edifício Sede da ANTT.

As reivindicações feitas em Porto Alegre, na semana passada, serão reforçadas.  De acordo com a presidente do Codevat, Cíntia Agostini, a principal delas é a realização de uma audiência pública no Vale do Taquari.

Na semana passada, em encontro promovido em Porto Alegre, o superintendente da Agência, Luiz Fernando Castilho, reconheceu a importância de regionalizar o assunto. Um dos principais motivos é a resistência regional em relação a implantação dos pedágios. Diante disso, Castilho disse estudar a possibilidade.

O pedido ainda é uma promessa. Lideranças regionais não tiveram posicionamento oficial da autarquia. “Até agora, não temos informação. A ANTT tem um prazo legal para avaliar. Esperamos uma resposta afirmativa na quinta-feira.”

Segundo Cíntia, muitos pontos não foram aprofundados. Um deles é a intenção de formar um Conselho de Usuários. Diante disso, caso a autarquia negue o pleito, o Codevat volta a se reunir.

O objetivo é definir uma postura e verificar como proceder. De acordo com Cíntia, é necessário decidir se será feita uma negociação direta com a ANTT. Ainda será preciso avaliar se o modelo será aceito. “Tudo isso, terá que partir de uma construção coletiva.”

O prazo para essa articulação é curto, até 17 de março. Conforme ela, mesmo com pedido atendido, é necessário discutir a proposta a partir de critérios técnicos e políticos. “Sendo negativa a resposta da ANTT teremos que avaliar qual caminho vamos adotar.”

[bloco 1]

Participação regional

Quatro vereadores de Lajeado confirmaram presença. A expectativa é participar com uma comitiva de cinco parlamentares. Prefeitos, vereadores e entidades da região estarão presentes.

O presidente da câmara de Lajeado, Waldir Blau (PMDB), levará o assessor jurídico para Brasília. A intenção é ingressar com ação para impedir abertura do edital, caso a autarquia negue a realização de reunião no Vale. “Precisamos ouvir a comunidade regional. Não podemos deixar eles decidirem por nós.”

Reunião da Acil discute pedágios

Empresários se encontram hoje na Acil para debater o tema. Conforme o presidente da Câmara de Indústria e Comércio (CIC-VT) Ito Lanius, o objetivo é alinhar informações. “É fundamental que as pessoas tenham claro os motivos que estamos admitindo os pedágios. Queremos dar oportunidade para as entidades entenderem o que está em discussão e como ocorre as negociações.”

Acompanhe
nossas
redes sociais