Centro de Saúde funciona sem alvará desde 2014

Teutônia

Centro de Saúde funciona sem alvará desde 2014

Vigilância exige melhorias na infraestrutura do imóvel

Centro de Saúde funciona sem alvará desde 2014
Teutônia
oktober-2024

O Centro Avançado de Saúde Bruno Leopoldo Schneider está com a infraestrutura comprometida. Desde março de 2014 a Vigilância Sanitária (Visa) não libera alvará de funcionamento devido a problemas em portas, janelas, pintura, rede elétrica e hidráulica. A situação pode atrasar o projeto de ampliação dos atendimentos até às 22 horas ou com plantão 24 horas.

O coordenador da Visa, Nelson Lameiro Cardoso afirma que os problemas são graves e que a interdição ainda não ocorreu devido a importância do prédio para a comunidade. No local são ofertados atendimentos com nutricionista, fisioterapeuta, dentista, consulta com clínicos gerais, ginecologistas e obstetras. Além de vacinas, testes rápidos e dispensa de medicamentos. Em uma das repartições funciona a Casa Mental.

No ano passado, a Unidade Básica de Saúde do Alesgut foi interditada por apresentar pontos com mofo, classificado como risco eminente aos pacientes. “O Centro Avançado de Saúde não tem condições, mas não são tão graves para interditar agora. Além do mais, aonde colocaríamos todo esse pessoal que consulta?”

A Casa Mental atende cerca de 100 pacientes por dia. No local trabalham três psicólogas e dois médicos.

“Iremos regularizar”, afirma Peters

O prédio pertence à Comunidade Evangélica Redentor, de Canabarro. O local está alugado ao município e custa cerca de R$ 10,5 mil. Lenita Wessel responde pelo setor e diz que a situação atual da infraestrutura está em negociações. As adequações são atribuições dos proprietários do imóvel.

Durante a campanha eleitoral, o então candidato e hoje prefeito Jonatan Brönstrup afirmou que qualificaria o setor de saúde.

Entre as melhorias, prometeu ampliar os horários de atendimento no Centro Avançado de Saúde até às 22 horas ou em regime de plantão 24 horas. Desde janeiro estudam meio de viabilizar o projeto. Entre as alternativas está à compra do imóvel e melhorias, ou continuar com aluguel e construir nova infraestrutura.

Chefe de gabinete do Executivo, Alexandre Peters, afirma que não sabia da irregularidade do prédio e que essas informações não foram passadas durante a transição. Sem detalhar como resolverão o impasse, afirma que o planejamento será mantido. “Iremos regularizar”.

Saiba Mais

O CAS foi inaugurado em 2004, quando Ricardo Brönstrup era prefeito. A unidade chegou a funcionar com atendimento 24 horas. O horário foi reduzido na gestão de Renato Altmann para até às 22 horas e depois enquadrado dentro do horário comercial.

No local são ofertados atendimentos com nutricionista, dentistas, fisioterapeutas, clínicos gerais, ginecologistas e obstetras. Além disso são realizadas vacinas, testes rápidos como HIV e Sífilis, e confecção de carteiras do Sistema Único de Saúde. A unidade também aloca a central de medicamentos e farmácia básica.

Acompanhe
nossas
redes sociais