Ambulâncias estão paradas faz um mês

Você

Ambulâncias estão paradas faz um mês

Falta de documentação e más condições mecânicas mantém veículos estacionados

Ambulâncias estão paradas faz um mês
Vale do Taquari

Entregues em cerimônia com a presença do presidente, Michel Temer, no dia 9 de janeiro, as cinco ambulâncias doadas à região seguem sem atender a população. Os veículos não podem ser usados por falta do Termo de Doação do Ministério da Saúde, documento que deveria ser enviado pelo Ministério da Saúde aos municípios. Sem ele, não podem fazer o emplacamento das unidades móveis.

Cinco cidades receberam os veículos: Lajeado, Teutônia, Estrela, Taquari e Arvorezinha. Em Lajeado, além dos problemas de documentação, o veículo também foi entregue com problemas mecânicos.

De acordo com a Secretaria da Saúde, uma das rodas tem um amassado interno, o que aumenta o desgaste do pneu. Outro problema é o ar-condicionado que não funciona, impedindo o atendimento nesse período de temperaturas altas.

Dessa forma, além de aguardar regularizar a documentação, a secretaria também precisa fazer os consertos para liberar os atendimentos. A administração do atendimento do Samu em Estrela, Lajeado, Arvorezinha e Teutônia, ficará a cargo do Consisa-VT. Nestes, além da documentação do governo federal, eles precisam esperar o seguro dos veículos, que será feito pelo consórcio.

“Assim que tivermos os documentos em mãos fazemos o seguro coletivo. Não fazemos ele de forma individual porque o consórcio faz no conjunto das viaturas,” diz o secretário executivo do Consisa, Nilton Rolante. Ele afirma que a maioria dos municípios já finalizou o pedido de emplacamento junto ao Detran.

Rolante garante que o atendimento não foi prejudicado apesar dos problemas de documentação com as novas viaturas. “Estão sendo utilizados antigos, que estão em boas condições e ficarão como reservas dos novos.”

Detalhes

O processo mais adiantado de liberação é Taquari. O Termo de Doação foi entregue na quinta-feira, 16, e o pedido de emplacamento encaminhado para o Detran. A expectativa é que dentro de uma semana a nova ambulância seja disponibilizada. Enquanto o processo não termina, os atendimentos são feitos com o veículo antigo. A previsão do município é que a ambulância comece a funcionar dentro de uma semana.

No estado, 80% estão paradas

A entrega das ambulâncias foi uma das estratégias para melhorar a popularidade do governo Temer. A entrega foi feita no Parque de Exposições Assis Brasil, com a presença de prefeitos de todo RS. Porém, segundo levantamento da Zero Hora, 80% dos veículos não está sendo utilizado. Problemas burocráticos e más condições das viaturas trancam a liberação.

Situação de Cada Município

Lajeado – Pedido de transferência já foi feito e secretaria aguarda chegada de documentos para solicitar o seguro junto ao Consisa. Não há previsão de liberação

Estrela – Termo de Doação foi entregue na semana passada e documentação para emplacamento encaminhada ao Detran. Após isso, o pedido de seguro será enviado ao Consisa. Secretaria não estipula prazo para liberação.

Arvorezinha – Documento de Doação foi entregue na quinta-feira, 16, e pedido de emplacamento feito. Secretaria prevê que veículo esteja liberado em até 10 dias.

Taquari – Pedido de emplacamento foi feito na sexta-feira, 17. Secretaria espera que unidade comece atender a população dentro de uma semana.

Teutônia – Responsável pelo assunto estava cumprindo agenda externa na tarde de ontem e não respondeu sobre prazos nem em qual situação está a documentação da ambulância.

Acompanhe
nossas
redes sociais