Prefeitos cobram  liberação de emendas

Vale do Taquari

Prefeitos cobram liberação de emendas

Gestores públicos foram a Brasília nesta semana

Prefeitos cobram  liberação de emendas
Vale do Taquari
oktober-2024

Prefeitos do Vale estiveram em Brasília para encaminhar e cobrar liberação de emendas parlamentares. Na quarta-feira, uma comitiva de 35 prefeitos do PMDB foi recebida pelo Ministro-Chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha.

A audiência foi articulada pelo gabinete do deputado estadual, Edson Brum (PMDB). Entre os representantes da região, estavam o prefeito de Estrela, Rafael Mallmann; de Arroio do Meio, Klaus Schnack; de Westfália, Otávio Landemeier; de Dois Lajeados, Tiago Grando; e de Boqueirão do Leão, Paulo Joel Ferreira.

A principal solicitação foi a liberação das emendas pendentes de 2015 e 2016 e de projetos solicitados por meio do Sistema de Convênios (Siconv). O deputado estadual Gabriel Souza e o federal Alceu Moreira também participaram do encontro.

Segundo Schnack, Arroio do Meio, foi contemplado, no fim do ano passado, com recursos da Funasa. Agora aguarda o pagamento de R$ 250 mil pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O recurso ajuda o município a executar a ampliação da Escola Santo Antônio.

De acordo com o deputado estadual Edson Brum, Padilha encarregou um assessor para acompanhar de forma direta a liberação de recursos aos municípios. O ministro não deu garantias quanto ao pagamento integral das pendências. “Essa é uma questão que não depende apenas dele.”

Conforme o parlamentar, o governo tem intenção de regularizar as pendências de 2015 e 2016 até o primeiro semestre de 2017. Os valores foram empenhados durante o governo Dilma Rousseff, relativo a emendas parlamentares e projetos solicitados por meio do Siconv.

A notícia sinaliza a possibilidade de um incremento nas receitas. Projetos ainda no papel podem ser executados. Para os novos prefeitos, que pretendem viabilizar projetos propostos no plano de governo, as notícias não foram animadoras. Segundo Brum, Padilha disse que a solicitação de recursos para novos projetos pode ser feita a partir de outubro.

Durante viagem, prefeitos também se reuniram com outros Ministros e deputados com objetivo de reforçar os pedidos de verbas.

Vale em busca de dinheiro

Além dos peemedebistas, prefeitos, vereadores e secretários municipais de diversas siglas partidárias estiveram em Brasília durante a semana. Todos com a intenção de solicitar emendas e liberação de recursos por meio dos convênios.

Uma comitiva de Encantado, liderada pelo vice-prefeito Enoir Cardoso junto aos vereadores Marino Deves (PP) e Joel Bottoni (PSDB), solicitaram emenda de R$ 250 mil. A verba será direcionada para aquisição de equipamentos da UTI.

Acompanhe
nossas
redes sociais