Mais de 23,5 mil alunos retornam às aulas

Vale do Taquari

Mais de 23,5 mil alunos retornam às aulas

Atividades iniciam na segunda-feira com integração da comunidade escolar

Mais de 23,5 mil alunos retornam às aulas
Vale do Taquari

A maioria dos estudantes da rede municipal da região voltam às aulas na segunda-feira. Ao todo são mais de 23,5 mil alunos. O maior número está concentrado em Lajeado, Teutônia, Estrela e Arroio do Meio. As quatro juntas somam 14,7 mil.

As atividades já começaram em Westfália, Capitão, Roca Sales e Muçum. Trabalhos iniciaram na semana passada, na segunda-feira, 13. Dois Lajeados tem 120 alunos. Eles retornam na quarta-feira, 22.  Na mesma data, inicia o ano letivo em Travesseiro.

De acordo com a Secretaria de Educação de Progresso, os alunos matriculados na nova escola, Fidêncio Battisti, devem se dirigir ao local apenas na quarta-feira. O espaço ainda passa por adequações.

A instituição deve oferecer, ao longo do ano, oficinas de música e projetos voltados ao esporte. Conforme comunicado, o objetivo é oportunizar no local ensino diferenciado e de qualidade.  Os demais estudantes da rede municipal são esperados na segunda-feira, 20.

Arvorezinha, Relvado, Pouso Novo, Putinga, Canudos do Vale e Mato Leitão, voltam às salas de aula em março.

Formação pedagógica

Professores e direções escolares retomaram os trabalhos, na maioria das cidades. Em Sério, na sexta-feira, as equipes participaram durante todo o dia de formação pedagógica.

Em Estrela, na quinta-feira, o consultor organizacional e especialista em desenvolvimento das Competências de Liderança e Preparação de Equipes, Eduardo Shinyashiki, palestrou aos professores. Na rede municipal, 1,9 mil estudantes são aguardados.

Em Arroio do Meio, cerca de 2,2 mil alunos retornam às 13 escolas. A abertura oficial do ano letivo ocorreu na noite de quinta-feira, 16, no Clube Esportivo. O encontro envolveu as redes municipal, comunitária e estadual.

O evento contou com palestra da professora, Mestre e Doutora em Educação, Mariane Inês Ohlweiler. Ela abordou os Desafios da Escola Contemporânea”

Comunidade escolar da Leo Joas fez pintura de salas de aula e do pátio

Comunidade escolar da Leo Joas fez pintura de salas de aula e do pátio

Maior volume de estudantes

Lajeado espera 7,5 mil alunos, nas 23 instituições de ensino fundamental e 18 de educação infantil. Município concentra o maior número de estudantes da região. A abertura do ano letivo ocorreu na noite de terça-feira no Teatro da Univates. Mais de 1,3 mil profissionais participaram do encontro que contou com a palestra de Gustavo Bozetti, com tema “Educação: você é a peça fundamental”.

Na avaliação do prefeito, Marcelo Caumo, é preciso inovar, qualificar o ensino e a aprendizagem.

Durante o evento, a secretária de Educação (SED), Vera Plein, ressaltou a importância de trabalhar de forma integrada com as famílias e a comunidade. De acordo com ela, dessa forma  é possível ampliar as oportunidades de desenvolvimento. Um dos principais objetivos neste ano é aprimorar a qualidade da aprendizagem.

Teutônia recebe 3,1 mil alunos, em 13 escolas. A aposta neste ano é trabalhar temas como valores sociais e sustentabilidade. Na noite de quinta-feira, no auditório da Associação da Água, 300 pessoas participaram da abertura oficial do ano letivo.

Integração escolar

Na primeira semana, em todas as cidades do Vale as escolas promovem atividades de integração. As Secretarias Municipais liberam as instituições para desenvolver a programação.

Em Doutor Ricardo, serão disponibilizados brinquedos infláveis. A programação prevê alimentação diferenciada durante o período. As escolas de Imigrante preparam jogos, atividades musicais e brincadeiras para recepcionar crianças e jovens.

Acompanhe
nossas
redes sociais