CRE ajusta detalhes para volta às aulas

Vale do Taquari

CRE ajusta detalhes para volta às aulas

Cerca de 2,5 mil professores integram o quadro das 88 escolas estaduais da região

CRE ajusta detalhes para volta às aulas
Vale do Taquari
oktober-2024

Diretores e coordenadores pedagógicos da área de abrangência da 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) se reuniram ontem, em Lajeado, para debater ações e organizar o ano letivo das escolas estaduais.

O evento ocorreu no Colégio Castelo Branco, em Lajeado, e teve a presença de representantes dos 88 colégios da rede pública. De acordo com a coordenadora da 3ª CRE, Grecy Weschenfender, o encontro serviu para troca de ideias diante da perspectiva de um ano difícil financeiramente.

Segundo ela, buscarão parcerias, além de uma gestão mais próxima das escolas para superar eventuais empecilhos. “Hoje é um dia profícuo e só temos a agradecer aos gestores e professores comprometidos em receber da melhor forma possível nossos 21 mil alunos.”

Conforme Greicy, no ano passado as escolas elaboraram regimentos que estão em análise na Coordenadoria. Lembrando que cada educandário tem autonomia para definir seus currículos e ressalta a seriedade do trabalho realizado.

“Respeitamos a realidade de cada escola e não podemos perder de vista o início da Base Nacional Curricular, ainda em discussão”, ressalta. Lembra ainda da necessidade de discutir o novo Ensino Médio, que deve ser implementado a partir de 2019.

“Estamos lendo e analisando a proposta, não podemos nos posicionar contra ou a favor sem ter conhecimento”, alega. De acordo com a coordenadora, a mudança é debatida fazem mais de 20 anos e precisa acontecer. Entretanto alguns pontos aprovados ainda precisam de revisão e diálogo.

Em relação ao número de docentes, Greicy assegura que as escolas estarão com o quadro completo. Segundo ela, podem ocorrer situações pontuais em casos onde os servidores pedem dispensa. “Ontem duas professoras pediram desligamento por terem sido nomeadas em concursos municipais, mas rapidamente agimos para suprir essas faltas”, aponta. Cerca 2,5 mil professores compõem o quadro de docentes.

Projetos pedagógicos

Em 2017 a 3ª CRE aposta em ações que visam divulgar a cultura da Paz. Entre as propostas estão o aperfeiçoamento das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipaves). Formadas por representantes de alunos, pais, professores, funcionários e das direções, as comissões realizam um trabalho permanente de conscientização e prevenção de conflitos.

Para abril, está prevista a realização do projeto de curtas-metragens produzidos pelos grêmios estudantis. Intitulado “A vida é intertextual”, a proposta culmina em um evento dedicado à exibição do material produzido pelos alunos.

Ainda está prevista a realização de um seminário para os responsáveis pelos alunos. “Entendemos que a escola só terá sucesso com a participação dos pais”, afirma Greicy.

Obras em andamento

De acordo com a Coordenadoria, até junho serão finalizadas obras de melhorias que somadas chegam a R$ 3 milhões. Entre elas estão a cobertura dos ginásios da Otília Corrêa de Lima, em Lajeado e Guararapes em Arroio do Meio.

Também estão em andamento a reparação na infraestrutura do colégio Santo Antônio, em Lajeado, e a reforma geral da escola Assunção de Taquari.

Acompanhe
nossas
redes sociais