Os estudantes da rede privada reiniciam os estudos nesta semana. Ontem, os alunos do Colégio Evangélico Alberto Torres (CEAT) e do Colégio Madre Bárbara voltaram às atividades. As duas escolas somam um total de 2 mil estudantes, entre Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e Técnico.
Na quarta-feira, 16, é a vez dos 621 alunos do Colégio Sinodal Gustavo Adolfo retornarem às salas de aula. A última escola a iniciar o ano letivo é o Colégio Cenecista João Batista Mello, o Melinho. O recomeço do segundo ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio será na quinta-feira. Já os demais alunos retornam para o colégio na próxima segunda-feira.
Para marcar o primeiro dia de aula, a direção do CEAT preparou uma apresentação com a cantora tradicionalista Shana Müller. A cantora esteve nas unidades de Lajeado e Roca Sales. Shana foi escolhida em razão do conhecimento sobre a cultura gaúcha.
A proposta da instituição é ter a participação de artistas que possam falar sobre a cultura de uma população. Além disso, a instituição também quis valorizar a história do Rio Grande do Sul em uma data fora da Semana Farroupilha.
O diretor geral da instituição, Rodrigo Ulrich, destacou a influência da escola na cidade e região. “Comemoramos mais de um século de história contribuindo com o desenvolvimento de Lajeado e Vale do Taquari, participando da formação de pessoas capacitadas, qualificadas e engajadas com a sociedade a que pertencem.” Ele ressaltou ainda a participação de discentes e docentes. “É fundamental contar com colaboradores que vestem a camiseta, com alunos comprometidos e pais que reconhecem educação como um investimento”.
Para 2017 a instituição atenderá o mesmo número de alunos que em 2016. Entre eles está a pequena Alice, de seis anos. Filha de Patrícia Neves dos Santos, 37, ela ingressa no primeiro ano. De acordo com a mãe da menina, ela estava ansiosa para voltar às aulas. “Ela dizia que estava com saudade dos colegas e, além disso, dizia ter vontade de estudar.”
A vida escolar não é uma novidade na vida de Alice, que esteve matriculada na Educação Infantil em 2016. Porém, Patrícia ressalta a mudança de rotina a partir deste ano. “Ela sabe que agora muda bastante a rotina, tem mais aula e menos brincadeira.” Apesar disso, a mãe garante que ela está totalmente adaptada à vida escolar. “Ela chega em casa e conta tudo que aconteceu durante o dia.”
A volta às aulas também muda o dia a dia da família. “Agora os nossos horário ficam mais rigorosos, porque tem que ter a hora certa para o almoço e tudo mais”, ressalta Patrícia.

Alunos do CEAT foram recepcionados com apresentação da cantora tradicionalista e apresentadora Shana Müller
Madre Bárbara aumenta número de alunos
Diferente do CEAT, o Madre Bárbara terá um acréscimo de aproximadamente 60 alunos neste ano letivo. O aumento ocorre em razão de uma nova sala construída para receber a nova demanda. Com isso, a escola terá 912 alunos em 2017.
Para dar as boas-vindas, os alunos da Educação Infantil ganharam balões, enquanto os demais estudantes foram presenteados com sorvete.