Lojas estendem descontos após campanha

Vale do Taquari

Lojas estendem descontos após campanha

Vendas atingem expectativa e itens de verão seguem com promoções até março

Lojas estendem descontos após campanha
Vale do Taquari
oktober-2024

Lojistas de Estrela e de Lajeado registram crescimento nas vendas. Desde quarta-feira, o comércio oferece descontos de até 70% dos estoques de verão. Em alguns estabelecimentos as ofertas permanecem até março.

Em Lajeado, as proprietárias de uma loja de vestuário, Zolde Zvirtes e Isolete Neumann, consideram que as vendas superaram a campanha de 2016. A sexta-feira e o sábado foram os dias de mais movimento. “Oferecemos descontos reais. Teve peças que baixaram de R$100 para R$30.”

Os clientes estão criteriosos. Apesar dos preços atraírem os consumidores, muitos analisavam o custo benefício dos produtos. “Vários optavam pelas novidades, que não estavam em promoção. Eles olham a qualidade da peça.”

A forma de pagamento também era negociável. “Não anunciamos o modo de pagar. Cada cliente pode negociar a maneira que considerar mais adequada.” As lojistas não fizeram diferenciação pelo uso do cartão de crédito.

A mesma opção foi adotada em outra loja de vestuário. Segundo a gerente, Graziela Sphor, apesar da possibilidade de fazer a diferenciação, o número de vendas no cartão ainda é alto. “Cerca de 70% são feitas nessa modalidade, além de ser um meio mais prático.”

Na loja, todo o estoque feminino estava com descontos. Os sapatos eram os principais itens. Os preços baixavam de forma progressiva. A promoção continua até a venda do estoque.

No ramo de eletrodomésticos as vendas também superaram as expectativas. De acordo com o gerente Jacson Balt, o faturamento das lojas da rede superaram 2016. Para ele, a campanha concentrada em três dias atrai mais clientes. “Cinco ou seis dias de ofertas, não é atrativo. Movimento não fica tão expressivo como agora.”

Resultado oficial

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) encaminha para empresas avaliação da campanha. O resultado oficial será divulgado até o fim desta semana. A expectativa da entidade era um crescimento de 3% a 5% nas vendas. Para o presidente, Heinz Rockenbach, o desempenho foi positivo. Ele acredita que os resultados gerais não superaram 2016.

Repensar a data

Para três lojistas a data da campanha deveria ser reavaliada. Segundo Isolete Neumann, a primeira edição foi promovida entre o fim de fevereiro e o começo de março. “Foi o melhor faturamento que registramos.”

De acordo com a sócia, Zolde Zvirtes, nessa época muitas pessoas ainda estão fora da cidade. Além disso, diversas famílias direcionam parte do orçamento na compra do material escolar. “Se fosse mais tarde, as vendas seriam mais significativas.”

Para Graziela, a data ideal para campanha seria uma semana antes do carnaval. “O movimento foi bom. As vendas foram ótimas. No sábado a chuva atrapalhou um pouco. Mas se fosse no próximo fim de semana seria muito melhor.”

Para o proprietário de uma loja de vestuário com sede em Estrela e Lajeado, Renan Borelli, a data da campanha não importa. Na avaliação dele, os descontos reais determinam o crescimento das vendas. “Tem muitos lojistas que não entenderam isso. Por mais que seja período de férias, tem muitas pessoas circulando na cidade e aguardando as promoções deste período.”

Segundo Rockenbach, a questão será avaliada. Ele acredita que o período de férias e o retorno das aulas podem interferir nos resultados.

Arrasa Estrela

De acordo com a Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Cacis) os formulários foram enviados ontem às empresas. A partir dos dados terão um número para avaliar o desempenho da campanha.

Para o empresário Renan Borelli, em Estrela, o faturamento da loja teve um bom incremento com a campanha. A atividade vinha apresentando bons resultados desde janeiro, considerado pior mês do ano. “Acreditamos que o pior já passou. Os consumidores estão mais criteriosos, mas confiantes. A economia está se recuperando aos poucos.”

O bom desempenho não foi registrado pela gerente de uma loja de calçados, Angela Birch. As vendas ficaram abaixo do esperado. Para ela, não foi por falta de promoções. Alguns produtos atingiram 60% de desconto.

De acordo com a gerente, o cenário econômico interferiu no faturamento. “Muitas pessoas estão endividadas, desempregadas ou receosas.”

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