Governo inova e contrata  turismóloga

Teutônia

Governo inova e contrata turismóloga

Orçamento do setor é de R$ 917 mil

Teutônia

Aproveitar e potencializar as atrações turísticas da cidade é uma das metas do novo governo. A primeira ação foi tirar o setor de turismo da Secretaria de Cultura e transferi-lo à Indústria e Comércio.

A turismóloga Ângela Simone de Castro, 42, foi contratada para organizar as atividades no setor. Dispõe de 1% (R$ 917, 5 mil) do orçamento. Para atender a demanda, quer envolver estudantes e empresários por meio de orientações, cursos e busca por programas de incentivo.

A primeira fase consiste no estudo do setor. Foram elencadas falhas. O diagnóstico destacou irregularidade na Associação Rota Germânica que impede investimentos do Executivo.

Especialização no serviço

Incentivar a comunidade a participar da construção de novo perfil turístico é o principal desafio. Parceria com a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) projeta curso voltado a profissionais de hotelaria e comércio. “Ainda se tem muito a ideia de interior. As pessoas precisam ser treinadas para receber bem”.

Outro fator considerado importante para impulsionar o turismo é a maior divulgação. Ângela afirma que muitos moradores não conhecem os pontos da cidade. O fato resultou no projeto Guia Mirim. Ele está sendo aprimorado e deve vigorar na rede pública no segundo semestre.

O turismo pedagógico ficará com alunos dos anos finais. A alternativa coloca os jovens como protagonistas sobre a apresentação da cidade. Com isso, deve aumentar a perspectiva de participação das famílias locais e diferencial aos turistas.

Decorações serão diversificadas

Diferente do implantado na gestão passada, a decoração de Páscoa e Natal deve ir além do Centro Administrativo. O governo acredita na importância do embelezamento do local, mas ressalta que o comércio deve atrair turistas e consequentemente recursos.

A CIC tem projeto para transformar a Rua Capitão Schneider em calçadão com bancos. O documento está sendo reajustado e deve ser discutido em conjunto com a administração. A Três de Outubro, em Languiru também receberá novidades. “A decoração estava muito precária. Estamos preparando algo que Teutônia não teve ainda”.

Acompanhe
nossas
redes sociais