Banrisul lança plano de aposentadoria voluntária

Estado

Banrisul lança plano de aposentadoria voluntária

Para sindicato, medida é benéfica para o servidor

Banrisul lança plano de aposentadoria voluntária
Estado

A Proposta de Aposentadoria Voluntária (PAV), apresentada pelo Banrisul nesta segunda-feira, beneficiará os servidores, acreditam representantes do Sindicato dos Bancários de Lajeado e Região (Sindibancários).

A iniciativa seria um incentivo àqueles que já estão aposentados pelo INSS, mas continuam na ativa. Nos 14 municípios abrangidos pelo sindicato, cerca de 30 servidores do Banrisul estariam nesta situação. “Começaram cedo e acham que são novos demais para ficar em casa, mas esta é uma excelente oportunidade”, aponta Shirley Barbieri, secretária geral do sindicato.

Apesar de não descartarem a possibilidade de privatização do Banrisul, os sindicalistas não veem a medida como um sinal de venda do banco. “Assim como no BB – Banco do Brasil – e na Caixa, isto vem para diminuir custos e ajudar na recuperação.”

Proposta

A Proposta de Aposentadoria Voluntária foi instituída e aprovada pela diretoria do Banrisul, e atenderá até 700 servidores. Poderão participar aqueles que já estão aposentados pelo INSS, ou aptos para isso. Os interessados deverão formalizar a adesão ao plano entre amanhã e 25 de março. Os desligamentos ocorrerão entre 10 de março e 30 de junho.

De acordo com o documento da proposta, a “PAV foi planejada para permitir que os desligamentos atendam aos interesses do Banco e compatibilizem, ao mesmo tempo, expectativas dos empregados que se inscreverem no programa com a preservação dos conhecimentos existentes na Companhia.”

Queda no lucro

O Banrisul afirmou ter registrado no exercício de 2016 lucro líquido de R$ 659,7 milhões. O resultado foi 22,3% menor, se comparado a 2015, quando o ganho havia alcançado R$ 848,8 milhões.

Acompanhe
nossas
redes sociais