Mãos à obra para tornar escola mais florida

Lajeado

Mãos à obra para tornar escola mais florida

Atividade envolve alunos em mutirão de limpeza e manutenção da área verde

Mãos à obra para tornar escola mais florida
Lajeado

Para receber os 950 colegas da Escola Estadual Érico Veríssimo, os integrantes do Grêmio Estudantil começaram, nesta semana, um mutirão de limpeza. Junto com os funcionários, eliminaram o mato, recolheram resíduos espalhados pelo pátio, plantaram mudas de flores e algumas árvores.

A escola com aproximadamente 80 professores e funcionários, atende o Ensino Fundamenal e Médio. A vice-diretora Rosane Fátima Postal, trabalha há mais de dez anos no local e acompanha de perto as atividades.

De acordo com ela, esta é uma ação que propõe fazer com que toda a comunidade escolar, tanto professores, quanto funcionários e alunos, se sintam parte da escola. “Para que sejam presentes na construção do ano letivo desde o início.”

Entre as atividades propostas estão as arrumações das salas e áreas abertas, pinturas e ornamentação. Cartazes de boas-vindas serão confeccionados, bem como realizado o plantio nos canteiros. Cerca de 40 mudas foram doadas pelo Jardim Botânico. “Os estudantes estão empenhados. É um sinal de que eles fazem parte daqui. É gratificante perceber o preparo do ambiente feito de colegas para colegas. Acho isto sensacional.”

Conforme Rosane, a participação dos alunos na construção do ambiente escolar já é uma forma de aprendizagem e ensino. São exemplos que podem motivar tanto a volta às aulas,.

Além de trabalhar a socialização das tarefas com os alunos, os serviços prestados evitam a proliferação de insetos e deixam o ambiente limpo e ornamentado.

Trabalho compartilhado

Para o presidente do Grêmio Estudantil do Érico Veríssimo, Fábio Junior Blau, 15, é importante contribuir com a escola que vai acolher centenas de estudantes. “É boa a sensação de estar aqui antes de todo mundo. A gente se sente bem depois que percebe o trabalho feito.”

Conforme o estudante, é preciso incentivar o jovem cuidar da escola, pois este é um ambient de convívi. “É um agente motivador. Se não houvesse essa manutenção, ou fosse realizado somente pelos funcionários, não seria a mesma coisa.”

Acompanhe
nossas
redes sociais