Concurso engaja alunos contra o Aedes

Westfália

Concurso engaja alunos contra o Aedes

Diante da confirmação da presença do mosquito, município programa campanhas

Concurso engaja alunos contra o Aedes
Vale do Taquari

O calor favorável a proliferação do mosquito da dengue exige iniciativas de conscientização. A agente responsável pelo setor de endemia, Andressa Radavelli, elabora um concurso para desenvolver nas escolas a partir do segundo semestre. O projeto incentiva os alunos a desenharem algo relacionado ao combate contra o mosquito da dengue. As melhores produções serão escolhidas e usadas em campanhas da administração municipal.

Andressa é a única servidora exclusiva no setor de endemia. Ela conta com o apoio das agentes de saúde no complemento de visitas. Para atuação efetiva aposta na conscientização para evitar a proliferação do inseto transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus. “Nosso maior desafio é a resistência das pessoas. Eles nos recebem, mas ficam preocupados em saber o que há no terreno deles”.

As visitas foram intensificadas na semana passada porque a agente encontrou larva em uma armadilha, na Unidade Básica de Saúde. A 16ª Coordenadoria Regional de Saúde confirmou ser do Aedes aegypti. Em um raio de 300 metros, iniciou o monitoramento. Caso outra larva da mesma espécie fosse encontrada no perímetro, o município passaria a ser considerado infestado.

Durante visitas complementares, realizadas durante a semana, foram encontradas duas larvas, as amostras foram encaminhadas para análise. O resultado deve retornar nos próximos dias. As armadilhas na Unidade Básica de Saúde, Brigada Militar e na prefeitura são vistoriadas com intervalo de sete dias.

No Parque de Máquinas, dois postos de combustíveis, uma borracharia e o cemitério evangélico entram no cronograma a cada 15 dias. Os pontos estratégicos servem para atrair a fêmea e identificar áreas de possíveis infestações.

Acompanhe
nossas
redes sociais