Conforme levantamento da reportagem do Jornal A Hora, em pelo menos quinze cidades haverão competições de futebol de campo neste primeiro semestre. São sete campeonatos que devem iniciar entre a próxima semana e a primeira quinzena de março. Em outros quatro municípios os certames estão em andamento.
Em Progresso, o municipal está na sexta rodada. No sábado, em Tiririca, o Flamengo B enfrenta o Amizade, às 15h. Já às 17, o Cruzeiro, de Tiririca, encara o São João. No domingo, as partidas ocorrem em Alto Honorato. Às 15h, o Achados e Perdidos enfrenta o Sempre Unidos, e às 17h, o Cruzeiro, de Alto Honorato, encara o Flamengo A.
Neste fim de semana haverá novamente rodada dupla pelo amador de Boqueirão do Leão. Na tarde de sábado o EC São Roque busca pontuar contra o Internacional de Pedras Brancas. A partida ocorre em São Roque. No domingo em Matão, o São José encara o Independente.
Em Teutônia, a segunda rodada ocorre em três comunidades. Na Linha Germano, dois jogos dividem a atenção do público. No campo do Flamengo, os donos da casa recebem o Atlético Gaúcho, já o União enfrenta o Esperança. Em Linha Posses, o Bangu duela com o Catarinense. Fechando a rodada, em Linha Ribeiro, o Ribeirense encara o Gaúcho. A folga é do Saídera.
A Taça da Amizade realiza a segunda rodada. Pela chave A, o Juventude recebe em Brochier o Palmeiras. Em Colinas jogam Rui Barbosa e Boavistense. No grupo B, em Linha Berlim, Westfália, o Juventude encara o Poço das Antas e em Imigrante o Ecas pega o Fluminense.
Taça da Amizade é exemplo
Organizada pela Associação de Clubes Amadores de Teutônia (Acat), a Taça da Amizade integra os municípios de Colinas, Imigrante, Poço das Antas e Westfália. Neste ano, um time de Boa Vista do Sul (Boavistense) e outro de Brochier (Juventude), participam pela primeira vez. No total, dez clubes buscam a taça.
Travesseiro tenta seguir o exemplo da Taça da Amizade. Sem condições de realizar o municipal de futebol de campo, a Liga Travesseirense de Futebol Amador (Litrafa) decidiu por convidar clubes de Capitão, Coqueiro Baixo, Pouso Novo e Marques de Souza. Com jogos apenas pela categoria titular, sete clubes, representando cinco cidades disputam o título da Copa Integração. A competição inicia no dia 19, na sede do Clube Esportivo Travesseirense, em Travesseiro.
Outro campeonato que deve seguir os mesmos moldes da região germânica do Vale é a copa que integra as cidades de Mato Leitão, Santa Clara do Sul, Sério, Forquetinha e Canudos do Vale. Organizada pela Liga Santa-Clarense de Futebol Amador (Lisafa), o torneio terá amparo da Aslivata e pode ter a participação de até dez equipes. Segundo o presidente da Aslivata, Volnei Kochhann, o encontro que deve sacramentar a competição ocorre no próximo dia 13, em Arroio Alegre, Forquetinha.
A situação nos municípios
• Arroio do Meio – O certame reúne seis clubes: Esperança e EC Rui Barbosa (Rui Barbosa), Amigos (Picada Arroio do Meio), Cruzeiro (Linha 32), Palmense (Palmas) e Sete de Setembro (São Caetano). A entrega das fichas ocorre no dia 30 de janeiro. O início está previsto para 19 de fevereiro.
• Bom Retiro do Sul – A competição contará com a participação de cinco clubes – Grêmio, Floriano, Palmeiras, Aecosajo e Rudibar. A rodada inaugural será no dia 19 deste mês com Grêmio versus Floriano e Palmeiras versus Aecosajo. Os clubes jogarão em turno e returno, se classificando os quatro primeiros de cada categoria para a semifinal.
• Cruzeiro do Sul – Tamoio, 25 de Julho, 22 de Novembro, Bom Fim, Canarinho, XV de Novembro e Independente disputam o título nas categorias titular e aspirante. A competição será disputada no formato todos contra todos em apenas um turno, classificando-se as quatro melhores equipes para as semifinais. A rodada inaugural será no dia 5 de março.
• Estrela – Município promove apenas o Intercomunitários, certame entre as comunidades do interior.
• Encantado – Competição segue indefinida.
• Lajeado – Na quinta-feira ocorreu a primeira reunião com os clubes. Estiveram presentes representantes de quatro agremiações – Internacional, Delfino Costa, União Campestre e o Jardim do Cedro. Na próxima quinta-feira, dia 16 haverá uma segunda reunião. Segundo o presidente Danrlei Christ, a competição deve iniciar no dia 12 de março com a participação de 8 times.
• Paverama – Segundo o coordenador de esportes, Jair Delfino foi proposto para os clubes um campeonato com disputas na categoria titular e aspirante, mas não foi aceito. Delfino salienta que entre o final de fevereiro e o inicio de março, será realizada uma nova reunião, onde será apresentado um novo modelo de campeonato com disputas apenas em uma categoria.
• Roca Sales – O municipal deste ano terá a participação de seis equipes e inicia dia 26, em Linha Constância. Antes do dia 19, no centro da cidade, ocorre o torneio de início entre todos os participantes. Copalto, Toma Dez, Esperança, Botafogo e Juventude, Real Lions disputam o título da competição, que será disputada apenas na categoria titular.
• Copa Integração – No dia 19 será dado início ao primeira edição da Copa Integração. A competição movimentará sete clubes de cinco cidades, são eles: São José e Juventus (Coqueiro Baixo), Travesseirense e Juventude (Travesseiro), 7 de Setembro (Capitão), CMD Pouso Novo (Pouso Novo) e Guarani (Marques de Souza).
• Mato Leitão, Santa Clara do Sul, Sério, Forquetinha e Canudos do Vale – Organizada pela Liga Santa-Clarense de Futebol Amador (Lisafa), o torneio terá amparo da Aslivata e pode ter a participação de 10 a 12 equipes. Segundo o presidente da Aslivata, Volnei Kochhann, a competição será disputada na categoria aspirante e titular. O encontro que deve sacramentar a competição ocorre no próximo dia 13, em Arroio Alegre, Forquetinha.