MEC libera vagas para docentes ao IFSul

Lajeado

MEC libera vagas para docentes ao IFSul

Anúncio viabiliza oferta do curso de Automação Industrial no bairro Olarias

MEC libera vagas para docentes ao IFSul
Lajeado

O Ministério da Educação pode liberar 15 vagas para contratação de professor no câmpus do IFSul Lajeado. O Diário Oficial da União publicou na semana passada a liberação de mais de 60 vagas para o instituto em todo Estado. Se confirmadas, a seleção dos docentes ocorre por meio de edital de remoção ou concurso público.

No fim do ano passado, com a aprovação da PEC 55 e da política de contenção de despesas propostas pelo governo federal, a instituição não via perspectivas para ampliação do quadro de docentes e o número de cursos.

Segundo a diretora do Campus, Cláudia Schwabe, a expectativa é que alguns dos novos docentes integrem o grupo no segundo semestre deste ano. Quatro docentes são para a área técnica e 11 para disciplinas de formação geral.

O anúncio viabiliza a oferta do curso técnico, na modalidade ensino médio integrado, em Automação Industrial. Pelo planejamento o curso deveria estar em andamento. A oferta não está confirmada para início de 2018 e depende de outros aspectos para sair do papel. “Temos prédio e vagas de docentes, mas isso não é suficiente. Precisamos ter equipamentos, bancadas e laboratórios para fazer as aulas técnicas.”

De acordo com ela, uma avaliação será feita antes do anúncio oficial de início do curso. “Na atual conjuntura com todo esse contingenciamento precisamos ser cautelosos.”

Conforme ela, com os novos professores e prédio é possível dar andamento ao curso por dois semestres. Faltam alguns materiais para as disciplinas do fim do curso. “Alguns câmpus do Estado, ofertaram o integrado sem ter a estrutura completa e tiveram sérios problemas para fechar seu quadro de docentes, porque as vagas não estavam vindo.”

[bloco 1]

Redução do orçamento

O orçamento do câmpus foi reduzido. O corte ocorreu em todos os 14 câmpus do IFSul do Estado. Cláudia estima um decréscimo de R$100 mil no montante. A falta de recursos impacta na aquisição de materiais para as fases finais do curso de Automação Industrial.

A aquisição de alguns materiais depende da disponibilidade orçamentária. A instituição tentará viabilizar por meio de emenda parlamentar ou outras formas.

Com a nova sede os encargos aumentam. A partir de agora a instituição precisa arcar com despesas para serviços de limpeza e segurança. “Nosso custo foi ampliado e o recurso diminuiu. Essa é uma conta que não fecha. Precisamos buscar alternativas junto ao governo federal.”

Funcionários trabalham na mudança para novas instalações do câmpus

Funcionários trabalham na mudança para novas instalações do câmpus

Novo prédio

Nesta semana professores e funcionários trabalham na mudança para o novo prédio, localizado no bairro Olarias. Aos poucos o mobiliário é organizado nas salas de aula. Em virtude da sujeira e da necessidade de organizar todos os materiais nos locais, a direção não garante que as aulas começam na próxima semana nas novas instalações.

Difícil acesso

As obras do câmpus ficaram prontas no fim do ano passado. No local, alguns detalhes dificultam o trabalho. O prédio ainda não tem cabeamento para acesso a internet. Entre a rua e a calçada, um local que poderia ser usado como estacionamento, está inacabado.

Segundo a diretora, no ano passado a Administração Municipal havia se comprometido em ajustar o espaço. Uma solicitação foi encaminhada ao novo governo para fazer os ajustes necessários.

Acompanhe
nossas
redes sociais