Liquida 2017 começa hoje e vai até sábado

Lajeado

Liquida 2017 começa hoje e vai até sábado

CDL projeta evolução de até 5% nas vendas

Liquida 2017 começa hoje e vai até sábado
Lajeado
oktober-2024

“Chegou a hora de comprar”. Com esse slogan começa hoje e se estende até sábado a 12ª edição do Liquida Lajeado. A identidade visual e o conceito da promoção foram apresentadas aos participantes na manhã de ontem, em evento na sede da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).

O encontro também teve um bate-papo com a consultora empresarial e especialista em Marketing e Vendas, Lauren Andara, coordenadora do projeto Liquida Porto Alegre entre os anos de 2011 e 2013. Os lojistas ainda receberam os kits publicitários alusivos à campanha.

Conforme o presidente da CDL, Heinz Rockenbach, por ser uma promoção tradicional, a comunidade local espera a data para fazer as compras. Na estimativa dele, o incremento nas vendas deve alcançar entre 3 a 5% em relação ao ano passado.

Nesta edição, cem estabelecimentos comerciais de diversos setores participam do Liquida. Os descontos no comércio chegam até 70%. “Essa é uma oportunidade tanto para os lojistas quanto para os consumidores”, frisa Rockenbach.

A gerente de uma loja de roupas, Marciane Zang, está otimista. “Nos preparamos para esses dias. Esperamos bastante movimento, pois ofertamos produtos com mais de 70% de desconto. Alguns itens estão por R$9,90.”

Na opinião dela, a promoção organizada pela Cdl é importante para a cidade. “Movimenta muito o comércio e os clientes aguardam por essa data.” Com relação a expectativa de vendas, estipula como meta alcançar um incremento de 7% em comparação ao ano passado.

Segundo ela, a instabilidade econômica nacional resultou em queda nas vendas. “As pessoas estão mais receosas. A partir disso, quando veem possibilidade de economizar com os descontos, podem aproveitar.”

Expectativa similar da gerente de uma loja de calçados, Fabiana Knopp. “É um momento importante para nós. Estamos muito otimistas”, frisa. Segundo ela, clientes ligam para loja para saber quais as promoções que serão ofertadas. “As pessoas aguardam por essa data.”

Na loja, os descontos vão de 15 até 7%. Ela estima alcançar um crescimento de 10% no volume de vendas em relação ao Liquida de 2016.

Além dos preços reduzidos, também se encontram condições de pagamento facilitadas, como parcelamento em até dez vezes ou primeiro pagamento para 100 dias.

” Não existe uma receita, pois lidamos com pessoas, e as pessoas são diferentes.”

“O lojista tem de olhar para dentro da loja”

Formada em Comunicação Social/Relações Públicas pela PUC, com especialização em Marketing de Serviços e Varejo, Lauren Andara, realça quais atitudes necessárias para os lojistas alcançarem bons resultados nos negócios.

A Hora – Frente a este momento de instabilidade econômica, um dos primeiros setores a perceber a queda no consumo é o varejo. De que maneira campanhas como o Liquida podem mobilizar os consumidores e trazer bons negócios para os lojistas?

Lauren – A primeira coisa é impactar o consumidor. Ele precisa ver que é uma oportunidade única. Tem que perceber que vale a pena comprar, que apesar das dificuldades, ele não pode perder essa chance.

Para o lojista, é preciso criatividade. Se não pode dar um desconto muito grande, mas que dê outro benefício, compre um e leve dois, um brinde, um prazo maior. É preciso proporcionar benefícios reais. Além de muita decoração na loja, criatividade nas abordagens e um atendimento diferenciado. Tem que ser impactante e muito real.

A partir desse conceito de dar uma boa experiência para o cliente, de criar um clima propício nas lojas, quais outras iniciativas que podem repercutir em mais vendas e na fidelização do cliente?

Lauren – Não existe uma receita, pois lidamos com pessoas, e as pessoas são diferentes. A questão é: o lojista tem que olhar para dentro da loja. Encontro alguns empresários do ramo que reclamam, citam a economia, a Dilma, o Temer, o caramba. Isso não importa. Tem de ver como estão os produtos, como está o chão da loja, a comunicação visual, a equipe de vendas está motivada, eles sabem o porque as pessoas tem de comprar lá? Se o vendedor gosta de trabalhar ali, se conhece o conceito, se conhece o potencial competitivo da loja. Se não tem isso, não tem argumento de venda.

O mais importante é cuidar das pessoas. Treinar, viver o dia a dia da equipe. O que ganha a venda são as experiências valiosas. O vendedor vira referência. O cliente vai comentar com outros, vai dizer: vai lá e fala com a fulana, pois ela sabe o que eu preciso. O atendimento não é só receber bem, é entender as pessoas.

Uma das características das promoções da CDL de Lajeado é o envolvimento com a comunidade. No que isso interfere no comércio local?

Lauren – Lajeado tem um reconhecimento estadual devido as promoções. A cidade é um polo regional e a CDL tem um histórico de credibilidade. A organização atua junto a comunidade, faz um trabalho na rua que chama a atenção. Esse é um diferencial. É importante mobilizar a cidade, mostrar para as pessoas que tem algo diferente acontecendo.

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