Calor e chuva eleva população de insetos

Vale do Taquari

Calor e chuva eleva população de insetos

Com acúmulo de água, cuidados se intensificam nos municípios infestados pelo Aedes

Vale do Taquari
oktober-2024

A combinação de umidade e calor provocam o aumento do número de insetos. Na semana passada, todos os dias foram marcados por pancadas de chuvas intercaladas com aberturas de sol e calor intenso. Comportamento típico do verão.

Segundo informação do Centro de Informações Hidrometeorológicas (CIH) da Univates, a presença do sol eleva as temperaturas, combinadas com a alta umidade, estimulam a formação de nuvens carregadas.

Essa característica propicia o acúmulo de água nas ruas, espaços públicos e residências. Aspectos que alertam sobre a proliferação do Aedes Aegypti.

Na região, cinco cidades estão infestadas. Entre eles, Lajeado, Taquari, Estrela e Teutônia. Segundo a 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Encantado entrou nessa relação nos últimos dias. Para intensificar os cuidados no sábado, promoveram a campanha “Todos Contra o Mosquito”.

A meta do município é ampliar o trabalho de divulgação e fiscalização. Agentes de saúde estão distribuindo armadilhas pela cidade para monitorar a presença do vetor.

De acordo com a veterinária da Vigilância Ambiental em Saúde, Flávia Pereira Bavaresco, o Aedes se reproduz em qualquer lugar que houver água parada e limpa. Com as chuvas frequentes o número de locais para desenvolvimento das larvas aumenta.

Ela chama atenção para o cuidado doméstico e com pequenos detalhes que passam despercebidos. “Essa é uma preocupação nossa, dos órgãos públicos, mas em especial da população.”

Segundo Flávia, nessa época as famílias viajam para praia e deixam muitos locais vulneráveis ao desenvolvimento do mosquito.

Um exemplo são as piscinas e vasos sanitários. “É necessário tratar e fazer a circulação das piscinas pelo menos duas vezes por semana. As tampas dos vasos sanitários devem permanecer fechadas.” Além disso, é importante manter terrenos baldios limpos.

Cuidados para combater o mosquito

  • Mantenha a tampa do vaso sanitário fechado. Sem uso, o local pode ser um ponto para o Aedes Aegypti se proliferar.
  • Água da piscina precisa ser tratada e passar pela circulação durante duas vezes por semana. Nas férias, famílias devem providenciar recirculação.
  • O pote do cachorro é um ambiente propício para o desenvolvimento de larvas. A água dos recipientes deve ser trocada cada dois dias. O ponto deve ser lavado.
  • População deve ter atenção com tonéis que armazenam água. Se mantidos abertos e, água ficar parada pode ser um ambiente para o desenvolvimento de larvas.

Previsão

Hoje: sol com algumas nuvens no Vale. As temperaturas ficam agradáveis . MÍN.: 18°C MÁX.: 30°C

Amanhã: a nebulosidade aumenta e traz chance de chuva fraca e isolada, entre a tarde e noite. O amanhecer e a noite serão agradáveis. MÍN.: 20°C MÁX.: 32°C

Sexta-feira: temperaturas ficam elevadas com sensação de calor e abafamento. Entre a tarde e a noite, podem ocorrer chuvas típicas da estação MÍN.: 21°C MÁX.: 34°C.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais