Estagnadas neste período de férias, as vendas podem ganhar um impulso extra no fim de semana. Entre a quinta-feira até sábado, ocorre mais uma edição do Liquida Lajeado, promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
Cem lojas dos setores de confecções e calçados até joalherias, óticas, eletrodomésticos, móveis, bazar, supermercados, materiais esportivos e de construção já tem participação confirmada na promoção.
Elas prometem descontos e condições especiais para atrair o público. Segundo o presidente da CDL, Heinz Rockenbach, o objetivo é oportunizar que tanto consumidores, quanto comerciantes, fiquem satisfeitos com os negócios.
“Ainda queremos desovar(sic) os estoques, para em março, entrar com os lançamentos.” A expectativa é que ocorra alta de 3 a 5% nas vendas, em relação ao Liquida do ano passado. “Somos otimistas, mas também precisamos ser realistas com a atual economia.”
A gerente de uma loja de roupas, calçados, Izalete Bronstrüp, aposta nesta baixa elevação. “Possuímos produtos para aumentar de 7% a 8%, mas se empatar com o ano passado consideramos bom.”
Os descontos na loja vão ficar entre 15% e 50%. Pontas de estoque do verão tem a maior queda. Mas produtos de inverno também estarão nas prateleiras com preços menores. “As pessoas já buscam roupas e artigos para voltas às aulas. Então vamos aproveitar isso.”
Na loja de calçados gerenciada por Fabiana Knopp, este movimento já é percebido. Para chamar ainda mais os consumidores, os descontos devem chegar a 70%. “Nossos clientes esperam por esta data.”
Fidelidade que a faz apostar em uma alta de 10% nas vendas. “Vamos divulgar muito, com carro de som inclusive. Acredito que as pessoas vão aproveitar.”
[bloco 1]
Ansiosa
A moradora de Lajeado Tainá da Costa dos Santos levou a filha Vitória às lojas, ontem, para comprar um tênis. Desta vez, não conseguiu aproveitar nenhuma promoção. Mas aguarda a chegada do fim de semana para conferir os descontos.
“Ainda não sei o que vou comprar. Mas quero olhar. É sempre bom, principalmente neste período em que temos tudo para pagar.”
Qualificação
O lançamento do Liquida Lajeado ocorre amanhã, na CDL. Na ocasião, os comerciantes recebem os kits com materiais de divulgação e identificação, nas cores azul e amarelo.
Também podem conferir dicas da consultora empresarial e especialista em Marketing e Vendas, Lauren Andara. Ela coordenou o Liquida Porto Alegre entre 2011 e 2013.
“É um bate- papo para ajudar a incrementar as vendas, pensar em como montar as vitrines, divulgar as promoções”, frisa Rockenbach. Ao longo ano, outros profissionais devem ser convidados pela CDL para qualificar os comerciantes.