Projeto aposta  na qualificação empresarial

Negócios em pauta

Projeto aposta na qualificação empresarial

Projeto do A Hora e Sincovat visa desenvolver capacidades do setor privado na região.

Projeto aposta  na qualificação empresarial

A crise explicitou a necessidade de profissionalizar a gestão empresarial.

Diante da instabilidade econômica, os empreendedores foram obrigados a olhar para dentro de suas companhias, estabelecer processos, rever despesas e avaliar equipes de forma a assegurar a continuidade dos negócios.
A necessidade de enfrentar esse novo cenário estimula a criação do Projeto Negócios em Pauta.

Desenvolvido pelo A Hora e Sincovat, em parceria com Sescon-RS, Univates/Crie, Sebrae, Capital Verde, CIC-VT e Governo de Lajeado, a proposta visa estimular a integração e a qualificação empresarial e promover um espaço para troca de ideias e experiências do setor.
As atividades iniciam neste mês e são direcionadas a empreendedores de pequeno e médio portes, e prosseguirão até janeiro de 2018.

Serão realizados workshops mensais com temas como planejamento tributário, educação financeira, fluxo de caixa, gestão de pessoas e marketing.
O ponto alto do projeto será em setembro, quando ocorre o Fórum Estadual de Gestão e Empreendedorismo.

O evento, inédito, reunirá especialistas de renome nacional no Centro Cultural Univates e terá capacidade para receber até 1,2 mil empresários.
Ao longo dos próximos 12 meses, o A Hora veiculará semanalmente uma página com tópicos e informações sobre gestão e empreendedorismo. Também será publicado um caderno mensal com entrevistas, reportagens e artigos.
De acordo com o presidente do Sincovat, Rui Mallmann, a participação da entidade se dá pela relevância do tema para o setor contábil.

Segundo ele, é a partir das informações obtidas pela contabilidade que o empreendedor terá condições de realizar uma boa administração.

“O empresário é o especialista no seu negócio, mas ele precisa tomar as decisões com base em dados disponíveis no setor contábil, e não em achismos”, alerta.

Segundo ele, hoje a maior parte das empresas administra seus negócios de forma amadora.
Conforme Mallmann, Vale do Taquari é uma região diferenciada das demais devido ao engajamento das entidades de classe e da vontade dos empreendedores em buscar o aprimoramento e contribuir para o desenvolvimento regional.

 

[bloco 1]

Entidades engajadas

Diretor-geral do A Hora, Adair Weiss ressalta a aliança estratégica com as entidades parceiras do projeto.

Segundo ele, todas fazem parte do movimento regional de incentivo ao empreendedorismo e ao setor privado do Vale do Taquari.

“O Sincovat se destaca pela representatividade dos contabilistas, presentes em todas as empresas da região”, aponta.

Conforme Weiss, ao propor um trabalho como esse, o A Hora cumpre a função social de impulsionar o desenvolvimento regional e encorajar os empresários a buscar conhecimento na área da gestão.
Para a gerente regional do Sebrae Vales do Taquari e Rio Pardo, Liane Klein, o Negócios em Pauta está alinhado com a missão da entidade em levar inovação e gestão para as empresas.

Segundo ela, esses processos são importantes em qualquer cenário econômico, mas diante da atual realidade se tornam imprescindível. “Um empresário sem gestão comanda um barco sem rumo”, avalia.

Conforme Liane, no momento em que o empreendedor consegue fazer a tomada de decisão baseada com base em informações, e organizar sua gestão de forma profissional e planejada, as chances de sucesso crescem exponencialmente. “Caso contrário, fica impossível saber se uma decisão será acertada”, alerta.
Presidente da Câmara de Indústria e Comércio do Vale do Taquari (CIC-VT), Ito Lanius afirma que a gestão é o divisor de águas para o sucesso de uma empresa. “Temos que sair do achismo para aplicar efetivamente as diferentes técnicas e formas de trabalhar a administração das empresas.”
Para ele, a proposta do Negócios em Pauta tem a capacidade de agregar empreendedores que não costumam participar dos eventos de qualificação realizados na região. “São aquelas pessoas que trabalham muito, podem ser eficientes nos seus negócios e até conseguir alcançar os resultados esperados, mas não todos os possíveis.”

 

Acompanhe
nossas
redes sociais