Iniciativa da Emater/RS eleva em 30% a produção

Vale do Taquari

Iniciativa da Emater/RS eleva em 30% a produção

Projeto Chamada do Leite qualificou 500 agricultores

Produtores de leite da região e de outras localidades do RS conseguiram qualificar e aumentar a produção de leite por meio da Chamada Pública do Leite. Iniciada em 2014 pela Emater, a ação encerra neste mês.
O último evento técnico ocorreu nessa terça-feira, em Encantado. A partir de agora, serão realizadas apenas avaliações municipais acerca do triênio. Projetada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), a iniciativa surgiu como uma forma de sanar as dificuldades dos pequenos produtores de leite.
Eles estavam saindo do mercado devido à crise no setor. “A indústria estava selecionando somente os grandes produtores, e havia muita interferência na qualidade do produto”, lembra o gerente regional da Emater, Marcelo Brandoli.
Ele conta que, após a entidade ganhar a chamada pública do governo, iniciou um diagnóstico nas propriedades, e identificou as principais necessidades. A partir de então, começou o trabalho para melhora da qualidade do produto, por meio de seminários, palestras, reuniões, oficinas e tardes de campo, além de assistência técnica individual.
A elaboração dos Cadastros Ambientais Rurais (CARs) dos produtores e estímulo à aquisição de créditos, para a compra de equipamentos, foram outras atividades do plano, que era atualizado com reuniões periódicas. Dentre os assuntos trabalhados, estavam a higiene na hora da ordenha, manejo de pastagens e criação correta da terneira.

Brandoli acredita que, além da melhora perceptível do leite, estima-se que a produção nessas 500 propriedades tenha aumentado em 30%. “A questão sanitária teve significativos avanços. O governo lhes exigiu uma série de questões e a grande maioria conseguiu atender.”

A Emater continuará acompanhando os produtores. Para o gerente regional, o próximo ponto a ser melhorado é o custo para fabricação do produto. “Precisamos avaliar essa questão, identificar quanto o produtor ganha pelo litro de leite, e encontrar formas de aumentar esse valor.” Estima-se que houve uma diminuição de quase 40% no valor pago aos produtores.

Essencial

Para o agricultor Geraldo Francisco Farias, da localidade de Linha Azevedo, a Chamada Pública tem sido importante por instrumentalizar o agricultor, levando o acesso às novas tecnologias e a qualificação permanente.
“O que não podemos é ficar parados no tempo, senão inevitavelmente ficamos para trás”, analisa. Com oito vacas em lactação, produzindo juntas cerca de 150 litros de leite ao dia, Farias já estuda a possibilidade de ampliar não apenas o rebanho, mas também a produção.

Chamada Pública

No total, 500 famílias de 41 municípios, sendo 25 do Vale do Taquari, foram beneficiadas pela Chamada Pública do Leite.

Acompanhe
nossas
redes sociais