Fim do sinal analógico afeta dez cidades

Vale do Taquari

Fim do sinal analógico afeta dez cidades

Desligamento começa em um ano no RS. Mudança melhora qualidade da transmissão

Fim do sinal analógico afeta dez cidades

O sinal analógico será cortado em dez municípios da região. A partir de 31 de janeiro de 2018, as transmissões dos canais abertos, como Globo, SBT e Band, serão feitas só por meio do sinal digital.
Quem não tiver os equipamentos não conseguirá assistir à televisão aberta. A determinação é da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e do governo federal.
O objetivo é melhorar a qualidade da imagem e do som. Isso porque o sinal digital não é tão suscetível a ruídos e interferências externas como o analógico.
Televisores fabricados desde 2012 já têm o conversor. As TVs de tubo não têm essa tecnologia. Nesta semana, quem ainda usa esse modelo de televisor percebeu a diminuição da imagem na tela.
Isso motiva as pessoas a se adaptarem. De acordo com a vendedora de uma loja de eletrônicos, Juliane Schmitz, a compra e orçamentos de TVs, antenas e conversores aumentaram nos últimos dias.
Ela nota que a maioria dos consumidores desconhece os motivos da modificação e quais os equipamentos ideais a serem adquiridos.
Na dúvida, optam por comprar um televisor novo. “Dizem que não querem ficar desatualizados. Quem já mudou nota a diferença.”

[bloco 1]

Todo o país

O processo efetivo de transição iniciou em 29 de novembro de 2015. Até agora, só Rio Verde, em Goiás, e a cidade de Brasília passaram pelo processo. As próximas são Goiânia, São Paulo, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife e Salvador.
No RS, 89 municípios foram selecionados para o começo da mudança. Dentre os escolhidos, estão cidades da Região Metropolitana, parte da Serra Gaúcha, Litoral Norte e do Vale do Taquari.
No país, a previsão de conclusão do processo é novembro de 2018. Mas o prazo será cumprido apenas se, até lá, 93% dos domicílios estiverem aptos a receber o sinal digital.
A mudança também permitirá avanços na telefonia, principalmente para quem ocupa pacote de dados, pois permitirá a expansão do sistema 4G.

Municípios atingidos no Vale

Bom Retiro do Sul, Colinas Estrela, Fazenda Vilanova, Imigrante, Lajeado, Tabaí, Taquari, Teutônia e Westfália

Acompanhe
nossas
redes sociais