Criminosos matam dois com tiros de fuzil

Lajeado

Criminosos matam dois com tiros de fuzil

Uma das vítimas tinha passagem pela polícia por tráfico, roubo e furto

Criminosos matam dois com tiros de fuzil

A Polícia Civil (PC) investiga um duplo homicídio ocorrido no fim da tarde desta terça-feira, na rua Borges de Medeiros, centro da cidade, em um local conhecido como “Cantão do Sapo”. Morreram Marcos José Soares, 37 anos, conhecido como “Maninho”, e André Fernando Klauck, morador de Estrela e natural de Santa Catarina. Eles estavam dentro do imóvel quando criminosos invadiram o local atirando.
De acordo com o delegado, Mauro Mallmann, os criminosos teriam ido até o local em um veículo de cor prata. No portão de acesso à casa, chamaram por “Maninho”. Uma das vítimas teria aberto o portão e os atiradores entraram. Klauck foi encontrado morto no pátio da frente da casa. Soares estava caído nos fundos da residência.
A PC trabalha com a hipótese do crime ter ligação com outros homicídios ocorridos em Lajeado nos últimos meses. Isto porque “Maninho” é irmão de Cristiano Mateus Soares 39 anos, mais conhecido como “Bilé”, e vítima de pelo menos cinco atentados.
O último deles ocorreu no dia nove de janeiro passado, quando criminosos invadiram a residência dele – localizada na mesma quadra do imóvel invadido ontem – e mataram dois comparsas com o uso de explosivo e fuzis.
Maninho tinha passagem na polícia por tráfico de drogas, roubo e furto. Flauck não possui antecedentes aqui no Rio Grande do Sul. Junto ao corpo dele, os policiais encontraram um cartão de eletricista. Os investigadores vão averiguar se ele estava no local a trabalho, e se ele já cometeu algum crime no estado de origem dele. O carro dele, um Renault Clio vermelho, estava estacionado na esquina.
Além de cápsulas de fuzil, o delegado afirma que os criminosos utilizaram uma pistola 9mm. Teriam sido disparados mais de 20 tiros, durante pelo menos dois minutos. Vizinhos confirmam que um carro cinza deixou o local logo após o fim dos estopins. Só as duas vítimas estavam em casa no momento do crime.

Atentados contra Bilé

A PC acredita que a morte de Maninho é uma resposta a possíveis ataques comandados pelo irmão, Bilé, que hoje está preso em um presídio fora de Lajeado, após ser preso por porte de arma restrita na ocasião em que sofreu o último atentado. O delegado não confirma, mas reitera que está é a principal linha de investigação neste momento.
Bilé já sofreu pelo menos cinco tentativas de homicídio desde dezembro de 2015. Naquele mês, ele e outro irmão foram vítimas de um atentado no horário de saída dos presos do semiaberto. Mais de 20 disparos de fuzil e 9mm foram efetuados, mas os dois escaparam. Já em novembro de 2016, Bilé foi baleado em Estrela, após o carro onde estava ser alvejado por mais de 30 disparos.
As últimas tentativas contra a vida de Bilé – que é considerado um dos chefes do tráfico em Lajeado, com ligação com facções da região metropolitana – aconteceram em um intervalo de 30 dias. Em dezembro de 2016, a BM evitou que quatro homens chegassem até ele na saída do presídio. Já no dia quatro de janeiro passado, ele escapou ileso de outro ataque em frente ao depósito do Detran, na BR-386.

Acompanhe
nossas
redes sociais